Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



domingo, 17 de fevereiro de 2013

A MÚSICA NA ESCOLA



Estou lendo o livro "A Música na Escola" e gostaria de divulgá-lo neste blog, pois ele traz assuntos e discussões importantes para serem lidos e refletidos por todos os educadores musicais de nosso país.
As idealizadoras do projeto Gisele Jordão e Renata R. Allucci, preocupadas em buscar uma melhor forma de inclusão da Música nas escolas de ensino básico, resolveram buscar a colaboração de muitos outros educadores, autores e músicos para contribuir com suas ideias e experiências. Gostaria de citar alguns deles (são tantos...): Sérgio Molina, Adriana Miritello Terahata, Carlos Kater, Celso Favaretto, Fábio Zanon, Ivan Vilela, Lucilene Silva, Magda Dourado Pucci, Marisa Trench de Oliveira Fonterrada, Ricardo Brein, Teca Alencar de Brito, entre outros.
O resultado é uma série de artigos e rodas de conversa, que divididos em 4 grandes blocos tratam dos seguintes assuntos:
- Justificativas de por que música nas escolas;
- Fundamentos da Educação Musical;
- A Música do Brasil e do mundo;
- A Educação com Música.
Em seguida, podemos encontrar uma sequência de 39 práticas de educação musical, voltadas para as classes de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, desenvolvidas por 24 educadores, com intuito de mostrar as diversas possibilidades do ensino de música, explorando os diferentes parâmetros musicais, proporcionando ao educador uma forma de repensar sua prática, ampliar e buscar uma formação cada vez mais especializada.
Os colaboradores que trouxeram suas práticas para o livro são: Luciana Feres Nagumo, Olga Gomiero Molina, Lucas Ciavatta, Camila Carrascoza Bomfim, Pedro Paulo Salles, André Hosoi, João Simão, Maurício Maas, Regina Porto, Marcelo Petraglia, Renata Amaral, Viviane dos Santos Louro, Michelle Agnes Magalhães, Carlos Sandroni, José Ivo da Silva e Zé Modesto.
Você pode saber mais sobre o projeto e baixar o livro através do endereço:

http://www.amusicanaescola.com.br/o-projeto.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!