Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



domingo, 10 de fevereiro de 2013

VIVIANE BEINEKE


Viviane Beineke é formada em Educação Artística, mestre e doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora no Curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina e foi minha professora no curso de Educação Musical pela UAB-UFSCar, na disciplina "Produção de Material Didático para Educação Musical", uma das disciplinas que mais gostei do curso e que trouxe uma grande contribuição para minha formação. 
Viviane foi uma das professoras mais presentes e desenvolveu, junto aos tutores,  um material muito rico para nosso conhecimento e análise.  Ela atua como pesquisadora na área de educação musical, desenvolvendo projetos de produção de material didático para o ensino de música nas escolas, oficinas de música e cursos de formação para professores.
É autora da coleção "Canções do Mundo para Tocar", que traz arranjos de canções de diversos países para serem utilizados por grupos de crianças e jovens. Coordenou junto à Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas a publicação do livro/CD "Lenga la Lenga", que apresenta canções infantis e folclóricas com arranjos para jogos de mãos, de copos e flauta doce. 


Tem artigos publicados em diferentes revistas nacionais da área de música, trabalhos e workshops apresentados em congressos nacionais e internacionais.
Gostaria de destacar alguns deles que estão disponíveis nos endereços abaixo: 
- "Aprendizagem Criativa na Escola: um olhar para a perspectiva das crianças sobre suas práticas musicais" .
Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista26/revista26_artigo8.pdf

- "A Atividade de Composição Musical na Educação Musical Escolar: projeto de pesquisa".
Disponível em:
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2007/Data/html/pdf/art_a/A%20atividade%20de%20composicao%20musical%20-%20Viviane%20Beineke.pdf


- "Canção Infantil e Educação Musical".
Disponível em:
http://ebookbrowse.com/cancao-infantil-e-educacao-musical-viviane-beineke-pdf-d59550121

- "Variações sobre um passeio no parque".
Disponível em:
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista_musica_na_escola/revistaMEB2/MEB2_artigo3.pdf

Vale a pena visitar o site:
http://www. lengalalenga.com.br

E o blog:
http://lengalalenga. blogspot.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!