Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



terça-feira, 28 de maio de 2013

RUTH ROCHA E PALAVRA CANTADA



Sandra Peres e Paulo Tatit são ótimos!
Uma dupla que trouxe, para as crianças e para nós educadores, um trabalho musical diferente, rico, variado e divertido! Tenho vários de seus CDs e revisito-os constantemente, buscando inspiração e repertório para as aulas de música na pré-escola. Costumo levar também os DVDs da dupla, que sempre são recebidos com encantamento pelas crianças.
O CD "Mil Pássaros", produzido e arranjado por Sandra Peres e Paulo Tatit, traz sete histórias de Ruth Rocha, seguidas por músicas compostas por eles,  Zé Tatit e Arnaldo Antunes.





Ruth Rocha nasceu em São Paulo. Graduada em Sociologia e Política e pós-graduada em Orientação Educacional, trabalhou durante muitos anos como orientadora educacional do colégio Rio Branco. Começou a escrever artigos sobre educação em 1967. Participou da criação da revista Recreio, onde publicou suas primeiras histórias: "Romeu e Julieta", "Meu Amigo Ventinho" (histórias que fazem parte do CD), além de "Catapimba e sua Turma", "O Dono da Bola", entre outras.
Suas histórias foram se espalhando desde então... Que bom!
São tão bonitas e falam de coisas que despertam a atenção das crianças. Não é à toa que Ruth Rocha ganhou os mais importantes prêmios brasileiros destinados à literatura infantil. 



O CD, lançado em 1999,  traz as seguintes histórias: "A Primavera da Lagarta", "A Arca de Noé", "Nosso Amigo Ventinho", "Bom Dia Todas as Cores", "Romeu e Julieta", "Mil Pássaros pelos Céus" e "Lá Vem o Ano Novo". A narração é de Ruth Rocha, cercada por efeitos sonoros especiais. Após cada história vem uma música: "A Borboleta e a Lagarta", "O Velho Noé", "Do Vento", "O Camaleão", "Romeu e Julieta",  "Mil Pássaros" e "Relógio". 
Um belo trabalho! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!