Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



sexta-feira, 22 de agosto de 2014

GANGORRA - COM A CORDA TODA


Tenho acompanhado alguns  programas do "Musical Rá Tim Bum" e me encantei com a apresentação do grupo "Gangorra", que assisti neste último final de semana.




O projeto "Gangorra" surgiu com os músicos e compositores Vange Milliet e Paulo Lepetit a partir da convivência com seus filhos pequenos. Assim, utilizando temas inspirados no dia-a-dia das crianças, surgiram as 13 composições que mais tarde se transformariam no CD "Com a Corda Toda", lançado em 2013 pelo selo Sesc.


As músicas retratam o cotidiano infantil, falando de animais (cavalos, papagaio, galo, pernilongo, tamanduá), das dúvidas das crianças e de seus medos. Os ritmos são variados e o disco conta com as participações especiais de Zeca Baleiro, Maurício Pereira e Swami Jr. Os músicos, além de Vange Milliet e Paulo Lepetit, são Webster Santos, Leandro Paccagnella, Marcos Bowie e Thomas Rohrer.
A primeira apresentação do grupo foi em 2011 dentro do Rumos da Música - Infantil do Itaú Cultural. Desde então foram muitos shows que trazem, além da música, cenas teatrais, brincadeiras e bonecos. São utilizados também instrumentos feitos de material reciclável o que torna o show divertido, envolvente e descontraído.


Vange Milliet é cantora, compositora, produtora musical, fotógrafa e diretora de documentário. Iniciou sua carreira em 1988, trabalhando com Chico César. Dividiu os palcos com Tom Zé, Zé Keti, Lenine, Zeca Baleiro, Elza Soares, Itamar Assumpção, Naná Vasconcelos, e outros músicos brasileiros. Tem três discos lançados "Vange Milliet", "Arrepiô" e "Tudo em mim anda a mil". 
Paulo Lepetit é compositor, arranjador e produtor musical. Iniciou sua carreira nos anos 80, como integrante da banda "Isca de Polícia", de Itamar Assumpção. Tocou com Cássia Eller, Fortuna, Chico César e trabalhou como produtor com Tom Zé, Dona Zica, Bocato, Alzira Espíndola, entre outros. Produziu o disco "Pretobrás" de Itamar Assumpção, que ganhou o Prêmio Sharp de melhor disco pop em 1998.
No vídeo a seguir, eles contam um pouco sobre o show e as músicas. Vale a pena assistir!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!