Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

UMA LENDA JAPONESA




Continuando a falar das lendas e do Japão, encontrei esta outra, mais bonita e com uma bela mensagem para todos nós. Esta lenda reúne ingredientes que transmitem às crianças valores como lealdade, honestidade, honra e bondade. 

Primeiro eu li esta lenda no site:


Em seguida, neste vídeo da turma do Quintal da Cultura, programa fabuloso produzido pela TV Cultura, pude assistir José Eduardo Rennó (Ludovico) e Helena Ritto (Dorotéia) contando a história, usando papel e muito humor e criatividade! 
Para quem nunca assistiu este programa vale a pena conferir. No youtube:

https://www.youtube.com/user/quintaldacultura/featured

Tem música, história, entrevista, brincadeiras, fantoches e bonecos animados!

Voltando á nossa lenda...

A história fala das estátuas de Jizô Bosatsu. Estas estátuas, comuns no Japão, são encontradas em jardins, parques, cemitérios, nas estradas e em santuários. É costume oferecer pequenos presentes às estátuas como velas, brinquedos ou flores. Muitas delas são enfeitadas com cachecóis, coletes ou boinas.

São consideradas protetoras dos viajantes e é muito comum serem encontradas em número de seis estátuas juntas, enfileiradas nas beiras das estradas. 

O Jizô é o guardião das crianças, principalmente das crianças que morrem prematuramente ou que foram abortadas. De acordo com a tradição budista, depois que morre, a pessoa deve atravessar o rio Sanzu para alcançar a vida após a morte. As crianças que morrem não conseguem fazer a travessia, pois, além de causarem grande sofrimento aos seus pais, não acumularam boas ações suficientes para atravessarem o rio. Então elas devem orar por compaixão para Buda e juntar pedras à margem do rio. Por isso pais que perderam seus filhos colocam pedras aos pés das estátuas para os ajudarem na suas penitências. O Jizô protege as crianças e as esconde nas mangas de sua túnica. Bonito, não?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!