Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



quarta-feira, 28 de junho de 2017

CD - CANTAR O MUNDO








Um dos CDs que considero mais preciosos na biblioteca da minha escola é este: "Cantar o Mundo" de Elisa Manzano e Paula Mourão.










                 
Gravado entre março de 2004 e junho de 2005, o CD contem 54 faixas com músicas, parlendas e poesias que, agrupadas em rodas, falam de temas diferentes relacionados a épocas do ano, suas festividades e estações. Utilizando como instrumentos o violão, a flauta, alguns instrumentos de pequena percussão e o xilofone, as autoras trazem, em cada faixa, muita musicalidade, sensibilidade e emoção aos ouvintes. Ouvimos também sons de tubos de PVC, carrilhão de chaves, papel amassado, apitos de pássaros e berimbau, sons que enriquecem as faixas e despertam a curiosidade e a percepção auditiva dos ouvintes.

Começamos com uma breve acolhida e com a Roda Rítmica do Verão. Não tem música mais bonita para falar de chuva com os pequenos que "Cai a Chuva". Falar, cantar e sonorizar...

"Cai a chuva miudinha,
 cai a chuva lá do céu
Vou abrir meu guarda chuva
E botar o meu chapéu.
Tra-la la la la la.

Uma forte trovoada
Faz a chuva desabar
Escorrendo na calçada
Minha roupa vai molhar.
Tra-la la la la la.


Mas o sol por entre as nuvens
Já começa a espiar
E no céu um arco-íris
Vem a Terra enfeitar.
Tra-la la la la la."



Em seguida vem a Roda Rítmica da Páscoa com a história da lagarta e sua metamorfose.
A Roda Rítmica "Diferentes Povos" é encantadora. Conforme o trenzinho vai andando encontramos músicas do folclore espanhol, francês, alemão e inglês.

Para as festas juninas temos a Roda de São João com as parlendas da Paçoca, da Pipoca e da Fogueira. Tudo feito com muito carinho.
Depois de falar do Saci Pererê, vem a Roda da Primavera:

"Entrei num jardim com flores,
Não sei qual escolherei...
Escolho a mais formosa,
Com ela eu dançarei..." 

Para terminar a Roda Rítmica do Pastorzinho.

Segundo as autoras o objetivo deste trabalho é: "incentivar o resgate da cultura e da linguagem musical como ferramentas pedagógicas fundamentais para despertar a sensibilidade, o senso rítmico, a imaginação e a criatividade tanto da criança quanto do próprio educador, passando pelas esferas afetiva, estética e cognitiva."

Elisa Manzano é pedagoga, formada pela UNICAMP. Estudou Euritmia e Pedagogia Waldorf na Alemanha e atua como professora em Campinas. Exerce atividade junto ao Ateliê Pulsando Som, Instrumentos Musicais Artesanais, cujo endereço na internet é:
http://pulsandosom.com.br/






Paula Mourão é terapeuta social, trabalhando com pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Ministra cursos de Danças Circulares e é regente do coral do Encontro Brasileiro de Danças Circulares e Sagradas.





Vale a pena conferir!





3 comentários:

  1. olá... vc tem essa musica em mp3 para compartilhar comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Infelizmente não tenho. O CD está na escola. Pena não poder te ajudar agora. Abraços!

      Excluir
    2. Olha, neste endereço tem um grupo cantando a música. Dá para entender a melodia e cantar. É bem simples!
      https://www.youtube.com/watch?v=hMTgVVoy9S8

      Excluir

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!