Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

ESTORINHAS PARA OUVIR - APRENDENDO A ESCUTAR MÚSICA




No início deste ano, às voltas com os planejamentos de aula de música, encontrei um belíssimo material no site do Projeto Guri. São livros didáticos feitos para uso nos polos do projeto.  Disponibilizados no site, os livros são um rico material para educadores musicais. Dois deles me chamaram atenção, pela área em que atuo e foram desenvolvidos por Enny Parejo.
A partir deles, descobri esta autora e comprei o livro “Estorinhas para Ouvir – Aprendendo a escutar música”. O livro, publicado em 2007, pela editora Irmãos Vitale, é um “livrinho diferente”, segundo a autora. Além de insistir em usar a palavra Estória, que não é mais usada, mas, que nos tempos em que éramos crianças, eu e a autora, era usada para denominar os contos de fada, as fábulas e outras, enquanto o termo História denominava os fatos ocorridos no nosso país ou no mundo, traz não  “estórias”: tem também música e sugestões de atividades de desenho, pintura, escultura, relacionadas ao tema das “estorinhas”.
O mundo em que vivemos está cada dia mais barulhento. As músicas, os ambientes estão mais barulhentos. As pessoas falam mais alto, nas festas não se pode mais conversar, o som está presente em quase todos os momentos. Talvez o silêncio, a quietude nos intimide. As crianças querem falar, não sabem esperar sua vez, não sabem ouvir. Será que só as crianças?
As estorinhas da Enny nos chamam a dar um passo em direção ao mundo silencioso. Parar para ouvir. Ouvir com atenção e desapego. São excelentes como meios para se obter a concentração, o relaxamento e a atenção das crianças. São pequenas estórias, mas tão cheias de significado e imaginação!
O livro vem acompanhado do CD, onde ouvimos as estórias narradas pela Enny Parejo. Depois de cada narração o CD traz uma música sugerida: são pequenas composições de Antônio Ribeiro, selecionadas entre as VIII Miniaturas para Piano.
As ilustrações do livro são da artista plástica Cecília Borelli e as composições para piano foram interpretadas pela pianista Maria Elisa Risarto.


Enny Parejo é doutora em Educação pela PUC de São Paulo, formada em Piano pela Faculdade Paulista de Arte e especialista em Pedagogia Musical. Entre suas obras está o livro "Musicalizar - Uma Proposta Para Vivência dos Elementos Musicais" e diversos artigos sobre educação musical. Atualmente dirige o ATELIER MUSICAL ENNY PAREJO, em São Paulo. Trabalha como professora de Graduação, Pós Graduação e elabora cursos de formação para professores, além de material didático. Quem quiser conhecer mais um pouco de suas ideias é só visitar o site:
Termino minha postagem com as palavras da autora:
“A criança que consegue silenciar para ouvir música conseguirá também silenciar para ouvir os colegas, ouvir o que o professor diz, ouvir os sons que a cercam, e conseguirá colocar-se num estado perceptivo especial. As estorinhas para ouvir podem se tornar amigas das crianças e aliadas do professor na obtenção de um clima tranquilo para iniciar a aula. Este é o maior presente que a educação musical pode oferecer ao processo de educação integral da criança: aprender a ouvir.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!