Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



segunda-feira, 4 de abril de 2016

MARGARETH DAREZZO

          No ano passado, fui apresentada ao livro "Canteiro" de Margareth Darezzo. Uma professora da escola em que trabalho e mãe de uma menina me emprestou dizendo: "A Beatriz adora! Leve para você conhecer!". 



          O livro "Canteiro" já impressiona pela apresentação. É grande e colorido. A arquiteta Roberta Asse foi responsável pelo projeto de arquitetura de papel e ilustração do livro, o que o torna diferente, rico em imagens e interativo. 
         Então você começa a ouvir as músicas. E vai se encantando! É tudo muito bonito, bem arranjado, letras com poesia, que falam do mundo e da criança. São 15 músicas no total: "Vida de Bicho", "Os Ovos da Galinha", "Canteiro", "Charmoso", "Quem tem medo?", "Diferenças", "Coração de Ouro", "Maria Teimosa", "Crescer", "Chuva", "Meios de Transporte", "Cor da Água", "O Mundo de Herança", "Jeito Diferente" e "Livro". A música "Cor da Água" tem a participação do nosso querido músico Dominguinhos, tocando acordeom e cantando.




          Margareth Darezzo, nasceu em São Carlos, SP. Estudou piano e musicalização infantil com Josette Feres. Publicitária, formada pela PUCCAMP, Margareth nunca abandonou a música. Trabalhou em escolas de ensino regular, fez mestrado em Educação Especial, especializou-se em Psicologia Infantil, ministra aulas de música para mães e bebês  e cursos para profissionais da educação. A partir de seu trabalho como professora, começou a compor canções e hoje tem um repertório de mais de 80 músicas. 
        Em 2007, com arranjos e direção musical de Pichu Borrelli, seu marido, músico e compositor, foi gravado o CD "Canteiro". Em seguida vieram o CD "Canteiro Florescer" e os livros "Canteiro - Músicas para Brincar" e "Quem Vem Lá?". 
           O livro "Canteiro" foi publicado em 2011 pela editora Ática e é voltado para crianças a partir dos três anos. 





          O livro "Quem Vem Lá? - Música e Brincadeira para o Bebê" foi lançado em 2015. Dedicado à crianças menores de três anos, o livro traz canções relacionadas com o dia-a-dia dos bebês: acordar, trocar a fralda, tomar banho, descobrir e brincar. As cantigas são muito propícias para momentos de acolhimento e interação da criança com a mãe, pai ou cuidador. O livro traz orientações para os adultos responsáveis e muitas sugestões de atividades interessantes, voltadas à esse público tão especial. As músicas são delicadas, alegres, utilizam gestos e sons corporais e sugerem um contato carinhoso com as crianças. São 12 músicas: "Bom Dia e Boa Noite", "Quem vem lá?", "Pe Pe Peixe", "Troca a fralda!", "Fotografia", "Cavalo Pampa", "Lá vem o Bombeiro", "Massagem é bom!", "Aperta a campainha", "Mixirica", "Banho do Neném" e "Carrossel".
          Foi um grande prazer conhecer estes dois livros. Já estou trabalhando com eles e as crianças estão adorando!
          Margareth Darezzo tem um site: http://www.margarethdarezzo.com.br/
          Além disso, no site aticascipione: 
http://sites.aticascipione.com.br/canteiro/pdf/orientacao.pdf
você encontra um suplemento, escrito pela autora, com orientações e atividades para trabalhar em sala de aula, relacionados à cada música do livro "Canteiro"
          Vale a pena conferir!


Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!