Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



domingo, 22 de junho de 2014

HISTÓRIAS DO MÊS DE JUNHO - PARTE 2

Mais uma história! Desta vez um belo conto popular, conhecido por todos: "Festa no Céu"!

"Vai haver festa no céu
Vou levar meu violão
Vou cantar a noite inteira, ô,
Bam, banlão, bambão, bambão."

No entanto, quem poderia ir à esta festa? Só bicho que voa. Os outros bichos ficaram tristes, mas inconformado mesmo ficou o sapo, ou será o jabuti? Depende...
São várias versões. 
Conheci "Festa no Céu" na coleção Disquinho. Coleção antiga, lançada em 1965 pela Continental e produzida até a década de 1980. Os discos coloridos contavam as mais belas histórias infantis. Musicadas por João de Barro, Eliza Fiúza e Sílvia Helena Fiúza e orquestradas por Radamés Gnatalli, as histórias são adaptações de lendas, de contos populares, de contos de Andersen, de Grimm e outros autores. A coleção fez grande sucesso na época, sendo relançada entre 2003 e 2006 pela WEA em CDs, preservando as capas originais.




A adaptação de "Festa no Céu" de João de Barro é leve e muito divertida. Os temas musicais, ligados à algum personagem, trazem palavras que brincam com as vozes dos animais: os sapos coaxando, o canto da saracura com ritmo martelado, o urubu com seu violão, a voz estridente da araponga, os mosquitos que cantam "fino" e os besouros que cantam "grosso".
A coleção "Clássicos Infantis" da editora Moderna, publicada pela primeira vez nos anos oitenta, apresenta muitos contos de fadas e muitas histórias que fizeram parte da série "Disquinho".  Entre eles, com adaptação de Cristina Porto, está "Festa no Céu".



Com ilustrações de Tatiana Paiva e os versos de João de Barro, a editora Rocco também apresenta seu livro "Festa no Céu".




Tenho comigo mais três versões:
- Festa no Céu - conto popular recontado por Ana Maria Machado da editora FTD.
- Festa no Céu - Coleção Folha - Contos e Fábulas para crianças.
- Alvoroço de Festa no Céu - esta versão é especial! Faz parte do CD "Doze Lendas Brasileiras" de Clarice Lispector. Versão em audio do livro "Como Nascem as Estrelas" este CD traz lendas e casos do folclore brasileiro, recontados pela grande escritora Clarice Lispector. Na voz de atrizes como Maria Padilha, Maria Zilda Bethlem, Heloísa Mafalda, entre outras, as histórias são narradas com muita graça, humor e dramaticidade. Que belo trabalho de Clarice que consegue dar um final surpreendente ao nosso inconformado sapo.

Por ser uma grande história, que faz brilhar os olhos e traz alegria para quem a escuta, "Festa no Céu" sempre vai estar presente. E que belo material para enriquecer nossas aulas e as festas do mês de junho!



sábado, 21 de junho de 2014

HISTÓRIAS DO MÊS DE JUNHO

Gosto muito de usar livros de histórias nas aulas de música para as crianças. Com a chegada das festas juninas resolvi comprar o livro "Mês de Junho tem São João" do Fábio Sombra e Sérgio Penna. Que trabalho bonito eles fazem! Vocês se lembram do livro "Duas Festas de Ciranda" dos mesmos autores? Pois bem, ambos os livros fazem parte da coleção "Tradições de nossa Terra" da editora ZIT.




"Passa o ano e já vem vindo
O mês de junho no sertão
Com forró pra Santo Antônio,
Pra São Pedro e São João."

O livro é muito colorido, com gravuras que fazem lembrar as xilogravuras da literatura de cordel. Não podemos nos esquecer que Fábio Sombra é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e um grande pesquisador da cultura popular brasileira. Junto com Sérgio Penna, também violeiro e compositor, os dois fazem um passeio pelas tradicionais festas juninas, rico em detalhes como: as comidas típicas, as brincadeiras, a música, os violeiros, a quadrilha e o casório (com direito a padre e delegado no altar....).
As crianças da escolinha do Faz-de-Conta já conheceram o livro e estão adorando!
Os versos, ritmados e com muitas rimas, são gostosos de ouvir e logo as crianças estão completando as frases com muita alegria. Vale a pena conhecer!

sábado, 14 de junho de 2014

CACURIÁ


No dia 31 de maio, participei de um curso em Ribeirão Preto, promovido pelo Centro de Estudos da Escola da Vila, sobre música na Educação Infantil. O orientador do curso foi o professor Vicente Domingues Régis. 
O curso foi muito bom, dançamos e brincamos o dia inteiro e aprendemos muitas coisas novas. É surpreendente como nós podemos aprender sempre! Muitas vezes revemos as mesmas músicas, mas cantadas e dançadas de formas diferentes. Assim as ideias vão surgindo e você se sente renovada!
Entre as muitas brincadeiras que fizemos, gostaria de destacar as danças de roda com o ritmo do cacuriá. No curso nós cantamos o "Jacaré Boiô", a "Lavadeira", o "Jabuti", o "Caranguejinho" o "Peixe Piá". Todas elas são muito animadas e propícias para trabalhar com as crianças da Educação Infantil.
O Cacuría é uma dança maranhense, que surgiu nos festejos do Divino Espírito Santo, no início da década de 1970. Alauriano Campos de Almeida, mais conhecido como Lauro (1917-1993), foi o criador desta dança. Seu Lauro era festeiro do Divino e organizador de brincadeiras do Bumba-Boi, do tambor de crioula e do presépio de palhinhas. Com o batuque muito parecido ao do Divino, o cacuriá agrega vários outros ritmos como carimbó e as festividades juninas. 
O cacuriá é ritmado por duas caixas (espécie de tambor feito com couro de boi), dançado com passos marcados, onde os dançarinos se utilizam do rebolado do quadril, da improvisação e da interação com a platéia. O contato corporal com o parceiro da dança é fundamental na brincadeira. A dança é provocante e cheia de simbolismo, transmitindo a manifestação da cultura, das crenças e costumes do povo.
Esta brincadeira ganhou popularidade através de Dona Teté (Almeirice da Silva Santos 1924-2011). Ela criou o grupo "Cacuriá de Dona Teté", responsável por difundir a dança em todo o Maranhão e também no Brasil.

O blog de Andre de Sousa traz três postagens sobre o tema. Vale a pena visitar!

http://musicalizabrasil.blogspot.com.br/2011/10/educacao-musical-serie-ritmos.html

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!