Hoje gostaria de falar de outro grande educador, que admiro pelo seu trabalho e também por sua generosidade: Marcelo Serralva.
Marcelo Serralva mora no Rio de Janeiro. É músico, professor em escolas de ensino fundamental e infantil e compositor. Seu trabalho musical começou como a Turminha do Tio Marcelo. Possui o site Musiqueducando onde compartilha vários vídeos sobre dicas e atividades de musicalização. Criador de pequenos poemas para crianças e contador de histórias, Marcelo também é desenhista e ensina as crianças a desenhar.
Em seu site:
e em seus canais:
Marcelo compartilha suas composições, cria personagens animados, conta histórias, ensina a construir instrumentos musicais e a desenhar.
No site Musiqueducando disponibiliza cursos livres de Musicalização e Contação de Histórias online, em ambiente virtual, a preços bem acessíveis e de grande qualidade. Já participei de dois cursos "Contar Histórias com Música" e "Atividades Musicais para Bebês".
Marcelo compõe músicas com muito carinho. Tenho apresentado suas composições para meus alunos com ótima receptividade. No nosso teatro de final de ano, em 2016, nós cantamos "Água" e "Antigamente" de sua autoria. Também é compositor de "Canção para todas as mães", "Pai, meu super-herói" e "Essa é só mais uma Canção de Natal". Gosto muito de sua canção de acolhida "Bom dia Amiguinho" e da brincadeira "Malamalenga".
Marcelo gravou 3 CDs: "Turminha do Tio Marcelo", "Turminha do Tio Marcelo 2" e "Historinhas Musicais". Gravou 2 DVDs "Clipes Turminha do Tio Marcelo" e "Marcelo Serralva - Coletânea de Vídeos". Na loja virtual de seu site também estão disponíveis duas apostilas "Descomplicando a Musicalização - Atividade Musical para Não-Músicos" e "Projeto Musical - Como Poderei Viver... sem a água!".
Seu primeiro livro de poesias, dedicado ao público infantil "Preticências" reúne poemas que falam sobre a identidade racial de forma bem lúdica e leve. Um trechinho do que vamos ler:
“Já pensou que louco seria
se as histórias um dia
tivessem a cor da gente?”
O projeto Preticências e outras mirabolâncias traz poemas, contos e vídeos que podem ser compartilhados e usados nas escolas sem restrições.
Outro trabalho bem interessante de Marcelo é "O Homem-Banda". Bem que eu gostaria de morar no Rio de Janeiro para vê-lo tocando e cantando. Com instrumentos de sopro amarrados ao pescoço, um bumbo nas costas, pratos no joelho, um ukulele nas mãos, Marcelo toca, canta e encanta seus ouvintes em festas, eventos e até mesmo nas ruas da cidade.
Marcelo está sempre acompanhado por sua esposa, a Marissa de Britto e sua filhinha que é uma graça de menina: Mariane. Confiram!