Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



segunda-feira, 28 de junho de 2010

Dias das Mães na Escolinha Faz de Conta - Orlândia - 05



A música "Mãe combina com Flor" é de minha autoria.

domingo, 27 de junho de 2010

Qualidades do Educador Musical


“O Educador Musical deve agrupar conhecimento de variadas áreas bem como estar disposto a experimentar variadas possibilidades.”

Quais as qualidades e condições mais importantes deveria ter um Educador Musical para realizar bem seu trabalho?
Além do domínio dos conteúdos musicais que envolvem desde uma boa percepção musical, o conhecimento de teoria musical, o domínio da voz, o domínio de um instrumento harmônico, das estruturas de harmonia, do conhecimento das regras básicas de regência e técnicas de improvisação vocal e instrumental, um bom professor de música deve ter também uma boa preparação pedagógica. Conhecimentos nas áreas de psicologia e pedagogia são fundamentais para ajudar o professor a realizar seus objetivos educacionais. O estudo de diferentes teorias e metodologias de educação musical incentiva o professor a aprofundar seus conhecimentos através da pesquisa e do acesso à literatura específica. Quanto maior e mais abrangente for a cultura geral e musical do professor, mais elementos e possibilidades ele terá no desempenho de suas tarefas.
O pré conhecimento do ambiente de trabalho, dos aspectos físicos e materiais, dos diferentes grupos que vai atender, são os primeiros passos para realizar um bom planejamento. O professor deve estar atento também a comunidade local, seus costumes e sua cultura. A Educação Musical não deve e não está isolada das outras áreas de conhecimento, por isso, na hora de fazer seu planejamento, o professor deve procurar conhecer os diferentes conteúdos das disciplinas que fazem parte do dia-a-dia de seus alunos. Com isso ele estará apto a interagir e abordar aspectos importantes para aquele determinado momento de aprendizado do aluno. Através de uma simples atividade musical o professor pode acrescentar e estimular a curiosidade dos alunos para outras áreas como História, Geografia, Língua Estrangeira, Matemática, Ciências ou Português e Literatura. A interação com artes visuais, plásticas, o teatro e a dança também deveriam fazer parte do conhecimento do professor de música e sua preocupação na preparação das aulas.
Os locais de trabalho em que pode atuar e os mais diferentes grupos de pessoas que vai atender pedem ao professor de Educação Musical uma formação sólida e abrangente que permitam uma constante adaptação de conteúdos e abordagens, dependendo do grupo que vai atender.
A partir de uma constante atualização, de leitura e pesquisa, o professor de música está preparado para atender, experimentar, criar e ensinar seu público, não se esquecendo que, acima de tudo, deve estar o amor à música e à Educação Musical, uma grande sensibilidade e alegria em ensinar.

domingo, 20 de junho de 2010

CDs - MUSICARADA, AMIGOS DA ÁGUA E MUSICALIZA

Adquiri ontem os CDs Musicarada, Amigos da Água e Musicaliza no encontro presencial do curso de Educação Musical, em São Carlos. Gostaria de divulgar os CDs, pois encontrei neles um riquíssimo material de trabalho, além da excelente qualidade musical, instrumental e de arranjos das músicas.
Os CDs são uma realização da Universidade Federal de São Carlos - Programa de Educação Musical da UFSCar.
Musicarada está repleto de canções sobre bichos, canções do folclore, populares, como "A Gatinha Parda", "Carneirinho, Carneirão", além de duas composições do nosso professor e coordenador do curso Glauber Santiago.
Amigos da Água traz músicas infantis sobre o tema, com arranjos cuidadosos, uma instrumentação muito rica, além de apresentar o som de alguns instrumentos na última faixa e composições de Glauber Santiago e Guinha Ramirez.
Musicaliza traz várias canções ótimas para serem usadas para cantar, dançar e brincar com as crianças, todas com arranjos muito lindos e apresentadas duas vezes: a primeira é cantada, a segunda traz o playback. Nas últimas faixas foram gravados sons diversos como: sons da cidade, da chuva, dos pássaros, para serem usados nas aulas de música.
Parabéns à equipe, aos instrumentistas, aos professores e alunos que participaram da gravação. Parabéns ao Glauber Santiago, às professoras Ilza Joly e Maria Carolina Joly.

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!