Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



domingo, 27 de junho de 2010

Qualidades do Educador Musical


“O Educador Musical deve agrupar conhecimento de variadas áreas bem como estar disposto a experimentar variadas possibilidades.”

Quais as qualidades e condições mais importantes deveria ter um Educador Musical para realizar bem seu trabalho?
Além do domínio dos conteúdos musicais que envolvem desde uma boa percepção musical, o conhecimento de teoria musical, o domínio da voz, o domínio de um instrumento harmônico, das estruturas de harmonia, do conhecimento das regras básicas de regência e técnicas de improvisação vocal e instrumental, um bom professor de música deve ter também uma boa preparação pedagógica. Conhecimentos nas áreas de psicologia e pedagogia são fundamentais para ajudar o professor a realizar seus objetivos educacionais. O estudo de diferentes teorias e metodologias de educação musical incentiva o professor a aprofundar seus conhecimentos através da pesquisa e do acesso à literatura específica. Quanto maior e mais abrangente for a cultura geral e musical do professor, mais elementos e possibilidades ele terá no desempenho de suas tarefas.
O pré conhecimento do ambiente de trabalho, dos aspectos físicos e materiais, dos diferentes grupos que vai atender, são os primeiros passos para realizar um bom planejamento. O professor deve estar atento também a comunidade local, seus costumes e sua cultura. A Educação Musical não deve e não está isolada das outras áreas de conhecimento, por isso, na hora de fazer seu planejamento, o professor deve procurar conhecer os diferentes conteúdos das disciplinas que fazem parte do dia-a-dia de seus alunos. Com isso ele estará apto a interagir e abordar aspectos importantes para aquele determinado momento de aprendizado do aluno. Através de uma simples atividade musical o professor pode acrescentar e estimular a curiosidade dos alunos para outras áreas como História, Geografia, Língua Estrangeira, Matemática, Ciências ou Português e Literatura. A interação com artes visuais, plásticas, o teatro e a dança também deveriam fazer parte do conhecimento do professor de música e sua preocupação na preparação das aulas.
Os locais de trabalho em que pode atuar e os mais diferentes grupos de pessoas que vai atender pedem ao professor de Educação Musical uma formação sólida e abrangente que permitam uma constante adaptação de conteúdos e abordagens, dependendo do grupo que vai atender.
A partir de uma constante atualização, de leitura e pesquisa, o professor de música está preparado para atender, experimentar, criar e ensinar seu público, não se esquecendo que, acima de tudo, deve estar o amor à música e à Educação Musical, uma grande sensibilidade e alegria em ensinar.

5 comentários:

  1. Olá Maria Virgínia!

    Parabéns pra você também, pelo blog lindo, tanto pela aparência como pelo conteúdo, e também por seu trabalho...

    Sucesso sempre, nessa missão tão abençoada, mas também tão difícil que é ser professor!

    Volte sempre no meu espaço, vou favoritar o seu.

    Abraços e até mais!

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Virgínea, gostei muito do seu texto enumerando as qualidades de um bom educador musical, achei bastante completo e mostra que não é nada fácil essa profissão rsrs.Ah e parabéns pelo Blog de uma maneira geral tá muito bonito e interessante.
    Gostaria de aproveitar e convidá-la para visitar o meu Blog: http://deneluciogp.blogspot.com/

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi Virgínia! Seu texto contribui para a reflexão quanto ao nosso papel enquanto educadores musicais e também aos demais educadores no importante trabalho interdisciplinar . Continue caminhando assim, você tem muito a compartilhar, tenho certeza. Parabéns.
    Aproveito para convidá-la a visitar meu blog - "Construindo Pontes" http://educacaomusicalmmarta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Virgínia,
    Achei bastante interessante este texto sobre o educador musical. Também considero de fundamental importância que o educador tenha uma visão aberta, sem fronteiras, que procure sempre ampliar sua percepção do mundo e ter contato com as mais variadas áreas de conhecimento. Assim ele poderá atuar de forma mais abrangente nesta área tão importante dentro do desenvolvimento humano, que é a Educação Musical.
    Parabéns pelo seu blog. Aproveito para te convidar para visitar o meu blog: Educação pela Música, no endereço- http://museduc2010.blogspot.com
    Abraço,
    Luciano

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog; Este texto em especial, importante a qualquer estudante que esteja se aventurando a profissão de professor. O trabalho não é facil, mas recompensa a cada pequeno que conseguimos encaminhar para o mundo da música.
    Não tenho muito tempo, mas venho sempre que puder olhar teu blog.
    Obrigada por visitar o meu.
    Um otimo fim de semana!

    ResponderExcluir

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!