Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



segunda-feira, 19 de julho de 2010

THELMA CHAN





THELMA CHAN
Conheci o trabalho da Thelma Chan em 1989 quando fui trabalhar em uma escola de música em Sorocaba. Seu primeiro trabalho, e para mim o mais encantador, foi o álbum CORALITO. Já se passaram mais de vinte anos e as crianças adoram suas músicas. Neste mesmo ano tive o prazer de conhecê-la pessoalmente em uma reunião de regentes de coral infantil em São Paulo. Mais tarde viria a participar de um curso, no lançamento do Livro/CD Divertimentos de Corpo e Voz, em Ituverava, interior de São Paulo.
Suas melodias são alegres, as letras falam do universo infantil, brincam com rimas, percussão corporal, sugerem movimentos e danças, instigam a imaginação e a fantasia.

“Bagadalá, a varinha mágica
Plim, plim, plim, plim, você fica assim...”

Pronto, a turma toda se transforma em bichos, super-heróis, e a brincadeira continua.
Seu álbum “Dos Pés À Cabeça” é maravilhoso. Quando comprei meu primeiro exemplar, ainda trazia o livro e o LP. O livro está guardado, mas já não tenho mais o LP.

“Com cheiro bom... o meu nariz, fica feliz...”

O álbum Pirralhada vem com músicas para cantar no dia-a-dia das escolas. Você começa sua aula com:

“Bom dia, como vai você,
Meu amigo, como é bom te ver.
Palma, palma, mão na mão,
Agora um abraço, que é de coração”

Depois canta os dias da semana, os números, os contrastes (longe-perto, em cima-em baixo).
Thelma se preocupa em criar músicas para serem usadas nas festas das escolas, nos fornecendo um riquíssimo material de trabalho. Este ano no dia das mães, cantamos uma música do livro “Dia de Festa”.

“Mamãe, se eu pudesse te daria o sol...”

Foi o maior sucesso!
Visitem o site da Thelma:
http://www.thelmachan.com.br/home.htm

Oficina com Thelma Chan (Napuê e Palhaçada)

terça-feira, 13 de julho de 2010

Luis Pescetti - Vampiro negro




LUIS PESCETTI


Aproveitando o mês de férias, gostaria de postar aqui no blog, uma série de pequenos textos a respeito de compositores e músicos que se dedicam à música para crianças. Gostaria de começar com um compositor argentino, Luis Pescetti, que tem muitas canções interessantes para crianças. A primeira vez que tive contato com seu trabalho foi através do CD “Murucututu”, do selo Palavra Cantada, com a gravação de “Me va a nacer um hermanito”. Depois tive o prazer de assistir a versão em português feita por Paulo Tatit e Sandra Peres.
Algumas de suas canções são bem interessantes e tratam de assuntos importantes para a vida das crianças. Podemos ouvir suas canções no seu site: http://www.luispescetti.com/

Luis Pescetti nasceu em 1958 na Argentina. Autor de vários livros infantis e juvenis, Pescetti é pedagogo, músico, ator e escritor. Trabalhou em rádio, TV e teatro em Cuba, Estados Unidos, Espanha, Argentina, Colômbia, Peru, Chile, e Brasil. Atualmente segue fazendo rádio na Argentina e no México. Suas histórias já receberam importantes prêmios literários e são publicadas em diversos países, inclusive no Brasil.
Seus textos tem uma linguagem lúdica, com histórias inusitadas. Algumas vezes carregam uma profunda carga poética e humana e também de muito humor. Uma de suas canções “El Hermanito” foi gravada pelo grupo Palavra Cantada.
Pescetti tem 5 CDs gravados: “El Vampiro Negro”, “Cassete Pirata”, “Bocasucia”, “Qué público de porquería” e “Antologia”. Dois DVDs: “No Quiero ir a Dormir” e “Especial de Luis em Canal 7”.

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!