Estive pesquisando sobre o tema Ciranda e encontrei este artigo "As Cirandas Brasileiras e sua inserção no ensino fundamental e nos cursos de formação de docentes" de Maristela Loureiro e Sonia R. Albano de Lima. O texto está disponível no endereço:
Segundo as autoras "a ciranda na nossa cultura é uma manifestação musical que funde diferentes linguagens (canto, dança, palavra) e aciona instâncias racionais e sensíveis de seus participantes, constituindo-se em uma manifestação de congraçamento e alegria, individual e coletiva."
Nas escolas ela está presente nas brincadeiras de roda, enriquecendo o repertório musical e de expressão corporal dos alunos. Através do seu corpo a criança comunica-se com o outro, brincando e cantando.
Para as autoras: "com a vivência musical desde a mais tenra idade, a criança constrói e adquire conceitos rítmicos, melódicos, harmônicos, polifônicos, históricos e de formas musicais."
Dança de origem portuguesa, as cirandas são praticadas em diferentes lugares no Brasil, em diferentes formas e modalidades. Tendo como eixo o Mestre Cirandeiro, ou, no caso das rodas infantis, a criança no centro da roda, a ciranda expressa a circularidade do movimento. A coreografia é bastante simples e permite que pessoas de diferentes idades dancem juntas, não existindo limite para o número de participantes. Se a roda fica muito grande, cria-se uma outra, menor, no interior da maior.
Os instrumentos usados tradicionalmente são o bumbo, o ganzá, o maracá, a caixa ou tarol, podendo-se ainda adicionar o pandeiro, a sanfona e a viola. Não há um figurino próprio e pode ser dançada durante todo o ano.
As cirandas dos adultos podem variar, dependendo dos passos, do andamento e do gingado. Assim temos a Ciranda de Embolada, que recebeu influência dos cocos de embolada; a Cirandas das Praias, que possui ritmo mais lento; o Samba de Ciranda, com ritmo mais sincopado; a Ciranda em Baião, que apresenta motivos melódicos característicos do baião; a Ciranda de Folia, que faz parte dos festejos de carnaval; a Ciranda Elétrica, que surgiu pela necessidade de amplificar os sons.
A Ciranda Elétrica desenvolveu-se no estado de Recife, quando passaram a ser dançadas em espaços turísticos, como uma apresentação, fazendo com que os músicos utilizassem microfones e amplificadores de som. Em Paraty, no Rio de Janeiro, jovens utilizam a guitarra e baixo elétricos.
Muitos compositores utilizaram elementos da cirandas em suas criações. Temos Alceu Valença com "Ciranda da Rosa Vermelha", Naná Vasconcelos com "Ciranda", Lenine com "Ciranda Praieira" e Chico Buarque com "Ciranda da Bailarina".
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