Começamos o mês de fevereiro falando de carnaval com as crianças da escolinha. Além de muitas marchinhas (divertidas e fáceis de cantar e dançar), falei sobre a bateria das escolas de samba. Notei que as crianças das turmas de 4 e 5 anos pouco sabiam sobre escolas de samba. Achei estranho. Além da divulgação e quantidade de notícias sobre carnaval que inundam os canais de TV nesta época, para mim sempre foi tão normal, desde criança, assistir desfiles, pela TV ou nas ruas de São Roque, Alumínio ou Ouro Preto (lugares que morei). É certo que em Orlândia o carnaval é diferente nos dias de hoje. Então, nada melhor que recorrer aos vídeos para mostrar a bateria das escolas de samba para a criançada.
E foi através de pesquisa que descobri um site muito bacana! Vocês já conheciam?
Biblioteca de Ritmos é um projeto idealizado por Daniel Gonzaga, com o produtor Rodrigo Rezende e o técnico de som Thiago Frazão, que tem como objetivo rodar o Brasil e catalogar ritmos musicais de diferentes manifestações culturais. Segundo Daniel "a ideia é estudar essas células rítmicas e fusões até chegar ao ritmo que conhecemos hoje. O objetivo é catalogar esses ritmos que correm o risco de desaparecer com a morte de seus mestres."
Daniel Gonzaga é filho de Gonzaguinha, nascido no Rio de Janeiro em 1975. Músico e compositor, já tem gravados sete discos. O projeto Biblioteca de Ritmos busca mapear, documentar e divulgar as nuances musicais brasileiras, com o intuito de valorizar a memória musical do nosso povo.
A partir de viagens e com o patrocínio de Furnas, o músico tem feito um registro valioso, um verdadeiro banco de dados dos ritmos brasileiros. Na página você vai encontrar diversos vídeos e textos sobre diferentes instrumentos como tambores, bandolins, violas, pandeiros, rabecas, triângulos, agogôs, pratos, cuícas, e outros.
Os ritmos estão organizados também por origem geográfica e étnica. Assim você pode pesquisar ritmos originários de diferentes estados brasileiros e de outros países. Conhecer a origem de determinado ritmo, saber que ritmos vieram de um mesmo lugar e como se manifestaram no Brasil. Conhecer os artistas, cantores, fandangueiros, tocadores, pessoas que são a base da manifestação da cultura brasileira.
O site traz vídeos diversos, vídeos-aulas, músicas e partituras de ritmos.
Selecionei este vídeo sobre a Cuíca, que foi mostrado para as crianças. Muito bom!
Construímos também uma cuíca, com lata, palito de churrasco e um pequeno paninho úmido para fazer a cuíca soar.
Endereços para você visitar:
http://www.youtube.com/user/bibliotecaderitmos?feature=watch
http://www.bibliotecaderitmos.com.br/