Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



sábado, 21 de junho de 2014

HISTÓRIAS DO MÊS DE JUNHO

Gosto muito de usar livros de histórias nas aulas de música para as crianças. Com a chegada das festas juninas resolvi comprar o livro "Mês de Junho tem São João" do Fábio Sombra e Sérgio Penna. Que trabalho bonito eles fazem! Vocês se lembram do livro "Duas Festas de Ciranda" dos mesmos autores? Pois bem, ambos os livros fazem parte da coleção "Tradições de nossa Terra" da editora ZIT.




"Passa o ano e já vem vindo
O mês de junho no sertão
Com forró pra Santo Antônio,
Pra São Pedro e São João."

O livro é muito colorido, com gravuras que fazem lembrar as xilogravuras da literatura de cordel. Não podemos nos esquecer que Fábio Sombra é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e um grande pesquisador da cultura popular brasileira. Junto com Sérgio Penna, também violeiro e compositor, os dois fazem um passeio pelas tradicionais festas juninas, rico em detalhes como: as comidas típicas, as brincadeiras, a música, os violeiros, a quadrilha e o casório (com direito a padre e delegado no altar....).
As crianças da escolinha do Faz-de-Conta já conheceram o livro e estão adorando!
Os versos, ritmados e com muitas rimas, são gostosos de ouvir e logo as crianças estão completando as frases com muita alegria. Vale a pena conhecer!

2 comentários:

  1. Temos acompanhado as postagens, enriquecedoras e sempre muito bem escritas. Parabéns, Virgínia, por seu trabalho perseverante e criativo!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Cyro e Cristina. É bom poder fazer o que a gente gosta, não é mesmo?
    Abraços.

    ResponderExcluir

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!