Este ano vou assumir as aulas de música do 1° ao 5° ano em uma escola de minha cidade. Gostaria de me apresentar às crianças cantando uma música. Uma música que falasse da arte, do prazer de cantar, de tocar um instrumento. Uma música que tivesse uma letra bonita e fácil de entender, que pudesse ser ponto de partida para uma roda de conversa sobre o assunto.
Foi assim que escolhi "Nos Bailes da Vida" de Milton Nascimento e Fernando Brant. Não sei se fiz a melhor escolha, mas, de uma música a outra, decidi montar um projeto para apresentar outras músicas do Milton para as crianças e desenvolver diferentes atividades: canto, ritmo, flauta doce, desenho, brincadeiras, pesquisa e expressão corporal.
A música "Circo Marimbondo" tem um jogo interessante de pergunta e resposta. Pensei em trabalhar a célula rítmica "duas colcheias e uma semínima" no início de cada frase também.
Outra música seria "Maria, Maria". Linda para cantar e fazer um pequeno solo de flauta doce.
As músicas "Maria Solidária" e "Bola de Meia, Bola de Gude" falam de brincadeiras do tempo que eu era criança, fala de bons sentimentos e tem um ritmo animado. Quem sabe não podemos dançar e fazer um trabalho de pesquisa sobre brincadeiras de rua que divertiram os pais dos alunos e que podem ser resgatadas por eles?
E dessas brincadeiras podem surgir diferentes cantigas de roda, brincadeiras cantadas e parlendas.
Foram muitas ideias que surgiram. E, qual não foi minha surpresa ao descobrir que o tema do filme "O Menino Maluquinho" tinha a mão, a voz, a participação de Milton Nascimento? Que graça!
Nenhum comentário:
Postar um comentário