Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

ESTÊVÃO MARQUES


Tenho acompanhado o trabalho de muitos novos educadores musicais brasileiros. Uma nova geração que sabe usar a internet para compartilhar seus conhecimentos e ideias. Entre eles está o grande Estêvão Marques! Como admiro este rapaz! Admiro sua obra, suas músicas, mas principalmente sua generosidade. Aprendo sempre com ele que parece ser uma fonte inesgotável de criatividade: um criador de Mirabolâncias incríveis!



Estêvão Marques é formado em Música na Faculdade Santa Marcelina em São Paulo. Formou-se no The San Francisco Internacional Orff Course, ministrou oficinas em países como Turquia, Argentina, Itália, Colômbia, Finlândia, Holanda, entre outros. Atua como arte-educador e contador de histórias, além de ser excelente percussionista e pesquisador da cultura musical infantil. Filho de Francisco Marques (Chico dos Bonecos) já viajou para muitos lugares deste mundo e aproveita suas andanças para descobrir novos instrumentos, novos jeitos de cantar e dançar, novas músicas. 

Em 2013 lançou o livro "Colherim - Ritmos Brasileiros na Dança Percussiva das Colheres" onde apresenta suas experiências para produzir ritmos a partir das colheres. Utilizando diferentes técnicas e estilos musicais brasileiros, Estêvão ensina como utilizar esse instrumento tão simples para fazer música, com muita alegria e criatividade. O livro vem acompanhado de um DVD, assim você pode ver como tocar e ouvir o som dos ritmos propostos no livro. 


Estêvão trabalhou com a dupla Palavra Cantada, participando de vários shows como "Canções Curiosas", "Pé com Pé" e "Carnaval Palavra Cantada". Fez parte da equipe responsável pelo projeto "Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada" lançado em 2010. Já tocou com Chico César, Antônio Nóbrega, com o grupo Barbatuques e integrou o grupo de percussão e dança Batuntã.
Tem um maravilhoso trabalho junto ao grupo Triii, formado também por Marina Pittier e Fê Sztok. Vale a pena visitar a página do grupo no youtube. Tem muita música legal:


Com o grupo Triii, Estêvão lançou a série "Histórias que Cantam". São três livros publicados pela editora Melhoramentos: "A Sopa Supimpa", "Pão, Pão, Pão" e "Ei, Ei, Ei, Vanderlei". Baseadas em contos tradicionais infantis as histórias são contadas com muita música, diversão e brincadeiras. 

                                                        


                                         

 Outro trabalho lindíssimo do grupo é "Brasil for Children: 30 Canções Brasileiras". São músicas conhecidas do nosso folclore e de outros cancioneiros infantis, apresentados com muito carinho e com grande sensibilidade. O grupo faz uma releitura trazendo novos ritmos e explorando timbres variados, tudo apresentado num livro muito bonito, bem ilustrado e com muitas informações adicionais.




Estêvão apresenta também um trabalho em parceria com Francisco Marques, o livro "Muitas Coisas, Poucas Palavras" onde assina a direção musical do CD encartado no livro. Criou o curso online "Baile do Colherim" que tem reunido muitos educadores interessados em conhecer suas técnicas.

Vale a pena se inscrever em sua página: 

http://www.estevaomarques.com/

e também no seu canal no youtube:

  
Tenho certeza de que todos irão concordar comigo - só temos que agradecê-lo por sua obra maravilhosa e pela gentileza de compartilhá-la conosco sempre.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!