Quando escrevi o artigo sobre o CD "Cantar o Mundo" descobri que a autora, Elisa Manzano, era professora de Euritmia e Kântele em uma escola em Campinas que seguia a pedagogia Waldorf. Através de pesquisas que fiz, me chamou atenção o termo "Euritmia", que me fez lembrar de Jaques-Dalcroze, educador musical que já conhecia.
A palavra "Euritmia" já existia desde a época clássica grega, quando em 440 a.C. Polykleitos, escultor de Argos, a definiu como "o equilíbrio de forças atuantes no corpo humano".
No início do século XX, Rudolf Steiner resgatou o conceito da Euritmia, segundo o qual:
"Para formar uma palavra, nós imprimimos no ar um tipo de movimento. As palavras possuem aspectos sensíveis e suprassensíveis dos sons produzidos por via oral. Ao reproduzir essas formas, obtemos a Euritmia, ou seja, uma réplica do gesto expressivo visível e invisível impresso no ar com as palavras. A Euritmia é a transposição do gesto do ar em um gesto de expressão corporal tangível e visível."
Rudolf Steiner, Jaques-Dalcroze e Rudolf Bode (que escreveu a obra "Ginástica Expressiva) foram contemporâneos e buscaram, cada um a sua maneira, utilizar o corpo e o movimento para desenvolver suas propostas de educação. Todos também foram influenciados por Francois Delsarte (1811-1891) e pelo seu sistema expressivo de educação do gesto.
François Delsarte chegou a conclusão que "o gesto é mais que o discurso", após observar os gestos expressivos de pessoas em diferentes situações e lugares. Estes gestos foram catalogados, analisados por Delsarte, que mais tarde criaria um método que conectava o movimento, a voz, a expressão e a emoção humana, relacionando-os com o teatro, a música e o canto.
Segundo Delsarte "toda manifestação do corpo corresponde uma manifestação interior do espírito" e todo gesto ou voz nasce de uma emoção, pensamento ou sentimento. Assim o artista deveria considerar qualquer movimento, por menor que fosse, causa ou consequência da sensação, emoção ou sentimento. Esta seria a Lei da Correspondência, um dos princípios em que se fundamenta a análise de Delsarte.
O outro princípio é a Lei da Trindade, onde defende que o homem é constituído por três elementos: a vida, o espírito e a alma que se manifestam por meio do corpo através da voz (vida), da palavra (o espírito) e do gesto (a alma).
Delsarte estabeleceu formas de movimento e também analisou o corpo em suas posições expressivas, relacionando cada movimento corporal à uma emoção específica. Seus estudos inovadores foram de encontro ao pensamento que deu origem a Dança Moderna e influenciaram vários estudiosos do corpo e do movimento do século XX.
Voltando a Dalcroze e a Euritmia...
Para Dalcroze a Euritmia consistia na correspondência entre o movimento corporal e o som. A prática musical antecede ao aprendizado teórico. Então explorar, experimentar, descobrir, aprender e analisar são princípios básicos do processo de educação musical.
Segundo Dalcroze todos os elementos musicais podem ser vivenciados através do movimento. O corpo seria o primeiro instrumento musical a ser treinado, existindo um gesto para cada som e um som para cada gesto.
Os ritmos do corpo - a respiração, o coração, o caminhar - devem ser conectados com a música para que o movimento do corpo possa ser utilizado para desenvolver o senso rítmico, a expressão, a concentração e a espontaneidade.
Jaques-Dalcroze nasceu em 1865 e faleceu em 1950. Foi um defensor da aproximação da arte com o povo e da educação musical para todos. Segundo ele, toda ação artística seria um ato educativo e deveria ser destinado a todo cidadão, seja ele criança, jovem ou adulto.
Algumas ideias importantes de Dalcroze foram:
- a educação musical desde a mais tenra idade, sendo o corpo e a voz os primeiros instrumentos musicais;
- a escuta consciente que leva à compreensão dos elementos constituintes da obra musical e de seus aspectos expressivos;
- a ação corporal é fonte, instrumento e condição de todo conhecimento;
- música e movimento, em sua interação com o homem, constituem uma unidade.
O sistema Dalcroze de educação musical organiza-se em movimentos e atividades destinados a desenvolver atitudes corporais básicas, que são necessárias a conduta musical, trabalhando a escuta ativa, a sensibilidade motora, o sentido rítmico e a expressão. Os exercícios visam estimular a concentração, a memória e a audição interior, promovendo uma reação corporal a um estímulo sonoro.
Já estamos no século XXI e ainda hoje é de extrema importância conhecer e revisitar o trabalho de educadores como Jaques-Dalcroze. Junto com Edgar Willems, Zoltán Kodály, Carl Orff e Shinichi Suzuki, Dalcroze faz parte da primeira geração de educadores no ensino de música. Todos eles tinham preferência em tornar o aprendizado de música uma experiência de vida, enfatizando a importância do movimento e do canto na aprendizagem musical. Assim podemos usufruir das contribuições dessas abordagens para enriquecer a área da Educação Musical no lugar onde vivemos.
Deixo abaixo alguns textos que li para poder escrever este artigo. Vale a leitura.
- O livro "De Tramas e Fios - Um Ensaio sobre Música e Educação" de Marisa Trench de Oliveira Fonterrada é muito bom e tem um capítulo específico sobre este assunto.
- Método Dalcroze: perspectivas de aplicação no canto coral - José Fortunato Fernandes.
http://www.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/8cfd0c0b195efbf577516fd1a04aad58.pdf
- Métodos Ativos - Dalcroze/Willems - Marli Batista Ávila.
http://www2.anhembi.br/html/ead01/pedag_musical/aula4.pdf
- Ginástica Expressiva - José Rafael Madureira.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072008000200016
- Artigo sobre Delsarte e Dalcroze.
https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/9209/2/AndreiaComSeg02.pdf
- A Música Corporal como Ferramenta Pedagógica para a Musicalização - Jefferson Ramos.
http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/35944/Jefferson%20Ramos.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- O Sistema de François Delsarte, o Método de Émile Jaques-Dalcroze e suas Relações com as Origens da Dança Moderna - Elisa Teixeira de Souza.
http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/9475/1/2011_ElisaTeixeiradeSouza.pdf
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