Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



terça-feira, 9 de agosto de 2011

DITOS POPULARES


No mês do folclore, apresente alguns ditos populares para seus alunos, nas aulas de Música. Você pode trabalhar batendo o ritmo das palavras. Seguem alguns ditos:


ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA.


CADA MACACO NO SEU GALHO.



CÃO QUE LADRA NÃO MORDE.



DE GRÃO EM GRÃO, A GALINHA ENCHE O PAPO.



DE MOEDA EM MOEDA SE FAZ UMA FORTUNA.


QUEM RI POR ÚLTIMO RI MELHOR.



EM BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSCA.



CASA DE FERREIRO, ESPETO DE PAU.



EM TERRA DE CEGO, QUEM TEM UM OLHO É REI.



MAIS VALE UM PÁSSARO NA MÃO DO QUE CEM VOANDO.



QUEM NÃO TEM CÃO, CAÇA COM GATO.



DEVAGAR SE VAI LONGE.

quinta-feira, 28 de julho de 2011



CONVERSA DE BICHO - KITTY DRIEMEYER


No início do ano conheci, através do blog "Atelier Musical", o CD Conversa de Bicho de Kitty Driemeyer. Fiquei muito interessada e consegui comprá-lo. Não conheço muita coisa sobre a autora. Kitty é formada em Música no Instituto de Artes da UFRGS e trabalha com educação musical. Este é seu primeiro CD, de produção independente e ganhou o prêmio Açoriano de 2004.

Nas 11 faixas do CD, com tema sobre animais, ela busca construir metáforas de andamento, ritmo, alturas e movimento do som.

A primeira faixa - Conversa de Bicho fala das vozes dos animais. Também podemos trabalhar o jeito de andar de cada bicho juntamente com a faixa "Cada Bicho Tem". "A Trote, a Galope, a Passo" trabalha andamento. Os sons longos e curtos são facilmente reconhecidos pelas crianças nas faixa "Curto e Longo" quando ela compara o zumbido do mosquito com o latido do cachorrinho. Em "Pipoca" ouvimos sons curtos.

As músicas são muito bonitas e interessantes. Tem ainda "O Grilinho" e "Ana".

Vale a pena conhecer!

quinta-feira, 21 de julho de 2011




Saci Pererê da Mata Escura é um dos livros da coleção TABA.


Sugestões de atividades para serem realizadas durante o mês de agosto, mês do folclore, com crianças, nas aulas de musicalização.


Em roda, com as crianças, ouvir a história e conversar sobre: Quais são as artes que o Saci faz?

Você tem medo de quê? Você conhece alguma cantiga de ninar?

No livro aparecem três músicas para cantar com as crianças: "O Vira", "Tutu Marambá" e "Sapo Cururu".

Na história existe um personagem interessante: é a sombra. Brincar de criar desenhos ou figuras através da sombra das mãos é muito divertido! Você pode escurecer a sala e, usando um facho de luz (lanterna ou abajur) sugerir que as crianças façam movimentos junto com uma música e observem suas sombras na parede ou no chão.

As cantigas de ninar podem ser relembradas. Podem ser usadas em momentos de relaxamento, depois de atividades mais agitadas. Embalar um boneco ou bichinho de pelúcia enquanto cantam as cantigas é muito gostoso e acalma a criançada.

Outra idéia que pude tirar do livro, a partir da leitura, é ensinar alguns ditos populares. "Quem ri por último, ri melhor!", "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura", "De grão em grão a galinha enche o papo", "Casa de ferreiro, espeto de pau", "Deus ajuda quem cedo madruga", e outros. Falar os ditos acompanhando o ritmo das palavras com claves ou percussão corporal é uma atividade que trabalha o ritmo, a atenção e a memória.

Como é preciso usar uma peneira para pegar o Saci, por que não brincar de "Passa, passa, três vezes, o último que ficar, tem mulher e filhos, que não pode sustentar"? As duas crianças que fazem o túnel, podem segurar uma peneira na mão. O "Saci" que ficar preso tem que escolher entre: lobisomem ou cuca, saci ou mula-sem-cabeça, bicho-papão ou curupira.

Para terminar eu gosto de mostrar para as crianças a música "A noite no Castelo" de Hélio Ziskind. As crianças adoram! Que tal espalhar pelo chão instrumentos de percussão, ou objetos que produzam sons e pedir para as crianças criarem sons assustadores, misteriosos, sons de fantasmas, bruxas, sacis e assombrações.

terça-feira, 19 de julho de 2011












COLEÇÃO TABA






Olá,






Depois de muito tempo pretendo reativar meu blog. De férias e começando a fazer o planejamento do semestre, andei explorando uma coleção de livros de histórias infantis, publicadas a partir de 1982 pela Editora Abril Cultural: a coleção TABA.



Vocês precisam ver que material rico e interessante! São livros ilustrados com histórias escritas por autores brasileiros. Grande parte das histórias trazem personagens do Brasil como o Saci, a onça, os índios, o rio Amazonas, entre outros. Além das histórias, os livros trazem um disco com a gravação e as músicas. Prestem atenção nos autores: Joel Rufino dos Santos, Ana Maria Machado, Sylvia Orthof, Ruth Rocha, Ilo Krugli e outros.



As músicas são interpretadas por nomes como Chico Buarque, Nara Leão, Gilberto Gil, Tom Zé, Ney Matogrosso, João Gilberto, Gal Costa. Temos a canção "Lobo Bobo", "O Vira", "O Circo", "Passaredo", "O Trenzinho do Caipira", "A Banda", "O Circo".



No final das histórias encontramos também sugestões de brincadeiras de teatro para a criançada. Dá para aproveitar bastante nas aulas de musicalização!



Encontrei disponível neste site: http://www.enzo.flog.br/?p=175 a coleção inteirinha.



Compartilho com vocês.



Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!