Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



quinta-feira, 21 de julho de 2011




Saci Pererê da Mata Escura é um dos livros da coleção TABA.


Sugestões de atividades para serem realizadas durante o mês de agosto, mês do folclore, com crianças, nas aulas de musicalização.


Em roda, com as crianças, ouvir a história e conversar sobre: Quais são as artes que o Saci faz?

Você tem medo de quê? Você conhece alguma cantiga de ninar?

No livro aparecem três músicas para cantar com as crianças: "O Vira", "Tutu Marambá" e "Sapo Cururu".

Na história existe um personagem interessante: é a sombra. Brincar de criar desenhos ou figuras através da sombra das mãos é muito divertido! Você pode escurecer a sala e, usando um facho de luz (lanterna ou abajur) sugerir que as crianças façam movimentos junto com uma música e observem suas sombras na parede ou no chão.

As cantigas de ninar podem ser relembradas. Podem ser usadas em momentos de relaxamento, depois de atividades mais agitadas. Embalar um boneco ou bichinho de pelúcia enquanto cantam as cantigas é muito gostoso e acalma a criançada.

Outra idéia que pude tirar do livro, a partir da leitura, é ensinar alguns ditos populares. "Quem ri por último, ri melhor!", "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura", "De grão em grão a galinha enche o papo", "Casa de ferreiro, espeto de pau", "Deus ajuda quem cedo madruga", e outros. Falar os ditos acompanhando o ritmo das palavras com claves ou percussão corporal é uma atividade que trabalha o ritmo, a atenção e a memória.

Como é preciso usar uma peneira para pegar o Saci, por que não brincar de "Passa, passa, três vezes, o último que ficar, tem mulher e filhos, que não pode sustentar"? As duas crianças que fazem o túnel, podem segurar uma peneira na mão. O "Saci" que ficar preso tem que escolher entre: lobisomem ou cuca, saci ou mula-sem-cabeça, bicho-papão ou curupira.

Para terminar eu gosto de mostrar para as crianças a música "A noite no Castelo" de Hélio Ziskind. As crianças adoram! Que tal espalhar pelo chão instrumentos de percussão, ou objetos que produzam sons e pedir para as crianças criarem sons assustadores, misteriosos, sons de fantasmas, bruxas, sacis e assombrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!