Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



terça-feira, 19 de março de 2013

TIQUEQUÊ




Acabo de assistir o DVD "Tu Toca o Quê?" do grupo Tiquequê. 
A mãe de uma aluna me emprestou para assisti-lo, pois, segundo ela, suas filhas estavam adorando a novidade. Não conhecia o grupo, mas logo me encantei com seu trabalho.
Formado pelos músicos Diana Tatil, Bel Tatit, Angelo Mundy e Wem, o grupo nasceu com o intuito de animar festas infantis. Juntando música, teatro, dança, histórias e brincadeiras eles trazem elementos simples (percussão corporal, sons de objetos do dia-a-dia, passos de dança) para interpretar diferentes tipos de músicas, como canções de roda, do nosso folclore, canções infantis e muitas composições próprias. 
Com o sucesso, eles criaram espetáculos e hoje já possuem um CD, um DVD, e alguns produtos artesanais comercializados no site do grupo:

http://www.tiqueque.com/index.html

Diana Tatit é formada em Letras e atua como professora em uma escola em São Paulo. Sobrinha de Paulo Tatit participou de shows da Palavra Cantada e do Coro das Primas.
Angelo Mundy toca violão, estudou teatro, é formado em Língua Portuguesa e Inglesa e atua como músico e compositor, além de ser professor de educação infantil em São Paulo.
Bel Tatit também participou, desde muito jovem, das gravações de CDs e shows da Palavra Cantada. Formada em Psicologia, dedica-se à carreira acadêmica, além do trabalho com o grupo Tiquequê.
Wem estudou violão, cursou Música na faculdade Santa Marcelina e tem um trabalho de composição própria.
No espetáculo "Tu Toca o Quê?" o grupo interage com a platéia e interpreta canções como: O Trem de Ferro, Roda Pião e Sabiá lá na Gaiola. Na música O Cravo e a Rosa, o grupo traz um arranjo interessantíssimo: um tango dramático. Duas músicas de Arnaldo Antunes: Nem Tudo e Cultura, são apresentadas de forma inusitada. 
Vale a pena conhecer este trabalho e trazê-lo às nossas crianças. 

2 comentários:

  1. Parabens professora, estamos juntos nesta caminhada no mundo com mais arte e educação. otimo blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá Plínio,

    Obrigada pelo comentário! Fico feliz por ter gostado do meu blog. Apareça sempre.

    Maria Virgínia.

    ResponderExcluir

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!