Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



terça-feira, 16 de abril de 2013

A PELEJA DO VIOLEIRO CHICO BENTO COM O RABEQUEIRO ZÉ LELÉ


Conheci e adquiri este livro/CD em agosto de 2012. Fiquei encantada!  É tudo muito bonito, bem cuidado e bastante original! 
No mês passado, apresentei-o aos meus alunos da educação infantil. São crianças com idades entre 4 e 5 anos. Todos conheciam os personagens do Maurício de Souza. A partir deles fui apresentando os instrumentos musicais: a viola e a rabeca. Falamos dos desafios que os cantadores costumam realizar, falamos de poesia e cordel. Apreciamos a sonoridade dos instrumentos e aprendemos a reconhecê-los nas modas de viola e também nas músicas de Antônio Nóbrega. 
Maurício de Souza não precisa ser apresentado... Sua obra faz parte de nossa infância, da infância de nossos filhos e, com certeza, fará parte da vida dos netos que virão. Seus personagens estão nos quadrinhos, na televisão, cinema, teatro, internet e até em exposições de arte. 
Fábio Sombra, nascido no Rio de Janeiro, é autor e ilustrador de livros infanto-juvenis. Pesquisador do folclore e da cultura popular, toca diversos instrumentos como viola, rabeca e cavaquinho. Publicou, na literatura de cordel, várias histórias próprias, assim como adaptações de contos europeus e africanos. É membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC).
Aqui está o endereço do blog de Fábio Sombra: http://violeiro.blogspot.com.br/
Dois grandes autores e um trabalho que merece ser divulgado.

2 comentários:

  1. Muito legal a postagem e o blog. Parabéns. Convido você a visitar meu blog também: http://emecontemporaneidade.blogspot.com.br/
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Borba,

      Obrigada. Visitei seu blog, muito melhor! Quanta coisa legal! Vou precisar de tempo para conhecê-lo bem. Abraços.

      Excluir

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!