Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



terça-feira, 23 de abril de 2013

Série "MEU INSTRUMENTO"




Estou desenvolvendo um projeto com meus alunos sobre instrumentos de corda. Minha intenção é fazer com que os alunos conheçam o timbre de alguns instrumentos, através da apreciação musical e também como esses instrumentos produzem som. 
Tenho procurado despertar a curiosidade dos alunos para perceberem que o tamanho, a forma, a grossura das cordas, a forma como se toca, permite a emissão de sons com diferentes alturas, intensidades e durações. 
Pude levar à escola um violão, uma guitarra e um violino, mas infelizmente não tenho acesso aos outros instrumentos. O vídeo é uma boa solução, já que eles podem ouvir e ver o instrumentista em ação.
Buscando vídeos pela internet, encontrei esta série "Meu instrumento". Achei bastante interessante, pois apresenta o instrumento de uma forma dinâmica, em curto espaço de tempo, fala sobre suas partes e sua história.
A série "Meu Instrumento" foi produzida pela Trama.
A Trama produz um programa de música semanal chamado Radiola. Este programa é veiculado na TV Cultura. Sob o comando de João Marcello Bôscoli, o Radiola traz notícias, entrevistas, coberturas de shows, reportagens e séries sobre música e todo o seu universo. De acordo com o produtor musical João Marcello, o Radiola: 

 “É um espaço livre, dedicado exclusivamente ao mundo da música. Poder apresentar performances, opiniões e informações musicais em tevê aberta durante o horário nobre é muito gratificante e raro. Além do mais, quem não gosta de música?”

A gravadora Trama surgiu em 1998 com o intuito de revelar novos talentos da música brasileira, resgatando a carreira de artistas deixados de lado pela mídia. Os responsáveis pela Trama são João Marcello Bôscoli e os irmãos Cláudio e André Szajman. 

Neste endereço você encontra todos os vídeos da série.
http://www.youtube.com/user/TramaRadiola/videos?query=meu+instrumento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!