Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



terça-feira, 30 de abril de 2013

CIRCO



Umas das melhores descobertas que fiz no ano passado foi este CD. ADORÁVEL!!!!

Eu tinha resolvido desenvolver um projeto sobre Circo, nas aulas de música, com as crianças da Educação Infantil. Comecei a procurar e recolher material para o projeto: livros, músicas, CDs, vídeos e fotos. Este CD estava lá, na biblioteca da escola, quietinho, esperando ser descoberto.

Não preciso dizer que meu projeto mudou de cara, ficou muito mais rico e as crianças amaram!  A partir da história de dois palhaços, o Tililingo e o Pirulão, o grupo Parlapatões invade o universo circense, resgatando sua história, suas canções clássicas, brincadeiras e piadas.

Com roteiro de Hugo Possolo, o CD Circo tem participações especiais de artistas como Arrelia, Pururuca, Picolino e Figurinha, além de músicos e artistas como Antônio Nóbrega, Rosi Campos, Maurício Pereira, Renato Braz, Grupo Paranga, Ary França, Laert Sarrumor, Márcio Werneck, Letícia Coura e Toninho Ferragutti. 

Dentre as músicas temos: "Tem Gato na Tuba", "Piruetas", "Olê, Lê, Seu Tomás", "O Circo Vem Aí", "Na Carreira", lundus, chulas, valsas, parlendas e brincadeiras. Os palhaços exploram uma infinidade de sons, brincam com os instrumentos da charanga, com instrumentos inventados a partir de sucata e também com percussão corporal.

O grupo teatral Parlapatões surgiu em 1991, em São Paulo. Segundo os participantes o trabalho do grupo é pautado no humor, na comédia, utilizando técnicas circenses e de teatro de rua. Já produziram 37 espetáculos, muitas apresentações em eventos, realização de cursos, workshops e palestras. 

O CD Circo foi indicado ao Prêmio Sharp como melhor gravação voltada para crianças em 1999.
              

Um comentário:

  1. Não encontro mais esse CD para vender. Como posso fazer o download? Alguém poderia me indicar um link?

    ResponderExcluir

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!