Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



terça-feira, 20 de agosto de 2013

TEMPO DE BRINCAR

Comprei o DVD "Tempo de Brincar" em 2010, quando estava desenvolvendo um trabalho sobre o Saci no mês do folclore, nas aulas de música da Educação Infantil, e buscava por um material novo para enriquecê-lo. Não conhecia a companhia, mas fiquei contente em saber que eles estavam em Sorocaba. 
Sorocaba é uma grande cidade. Já estudei, trabalhei e morei lá. Meu segundo filho nasceu em Sorocaba e tenho muitas lembranças boas da cidade.
O DVD é muito bom! É alegre, com músicas variadas, cenários bem feitos, bonecos, cores e muita magia e encantamento!


As canções são de Valter Silva. Os bonecos, as ilustrações, cenários e histórias de Elaine Buzato. São oito clipes com histórias como "A Lenda do Guaraná", com músicas como "Pererê" e "Ciranda dos Teus Olhos"; e quatro gravações de apresentações ao vivo da dupla: "Se esta rua fosse minha", "Uma história de Saci", "Pombinha Branca" e "O que é, o que é?". 
Neste mês de agosto o DVD é um material importante para ser explorado em sala de aula.


Elaine Buzato é atriz, artista plástica e flautista. Ela cria os bonecos, os adereços e cenários dos clipes e dos espetáculos que apresentam por aí. Valter Silva é compositor, músico e pesquisador da cultura popular brasileira.
O site: http://www.tempodebrincar.com.br/ conta um pouco da trajetória da dupla, além de falar sobre seus espetáculos. Traz também clipes e materiais para baixar. 
A dupla tem 4 CDs gravados, além do DVD "Tempo de Brincar". Seu primeiro CD "Tempo de Brincar" de 2003 tem canções de Valter Silva com arranjos de Cadmo Fausto para coral infantil. Outros CDs trazem participações de Mônica Salmaso, Toninho Ferragutti e Pena Branca.
Os temas das composições falam da cultura popular, falam dos personagens do nosso folclore, com ritmos brasileiros: maracatu, frevo, ciranda, moda de viola e marchinhas.
Seus espetáculos seguem a estética dos autos populares, onde a música narra trechos das histórias e os personagens são interpretados por atores brincantes. Dá para perceber o cuidado e carinho dedicado em todos os elementos que compõem suas criações: nos arranjos musicais, no uso dos instrumentos, na exploração de bonitas sonoridades, nos cenários coloridos, nos bonecos e mamulengos, nas vestimentas e  nos adereços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!