Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



terça-feira, 6 de agosto de 2013

A HISTÓRIA DA BARATINHA


Comecei o semestre levando esta história para meus alunos da Educação Infantil. Quando criança, a alguns anos atrás, tive o prazer de poder ouvir as histórias da coleção "Disquinho". Ouvíamos, eu e minhas irmãs, aqueles discos coloridos tantas vezes, que podíamos contar as histórias, repetir as falas dos personagens e cantar as canções de cor. 

Para quem nunca ouviu falar, a coleção "Disquinho" surgiu em meados dos anos 40. Quando Braguinha assumiu a direção artística da gravadora Continental, sua filha era pequena. Vislumbrando explorar um novo mercado: a produção de discos para crianças, Braguinha começou com a adaptação de "Branca de Neve e os Sete Anões" e "Chapeuzinho Vermelho". Gravados por artistas como Carlos Galhardo e Dalva de Oliveira, as composições originais eram de Braguinha. Os primeiros volumes tiveram direção musical de Radamés Gnattali.
Os discos eram compactos, coloridos e foram ouvidos pelas crianças brasileiras até o final dos anos 80. Aos poucos outros autores fizeram adaptações e composições para a coleção, destacando-se Elza Fiúza.
Todos os textos são escritos em prosa rimada, alguns deles narrados pelo próprio Braguinha. Entre as narrativas encontram-se diversas melodias, como no caso de "Chapeuzinho Vermelho", com as músicas: Pela estrada afora, Eu sou o Lobo Mau e Os Caçadores.
Nos anos 80 a Editora Moderna lançou a coleção "Clássicos Infantis" em livros ilustrados, dos quais muitos fizeram parte da série "Disquinho".



"A História da Baratinha" é um conto clássico. O mais antigo registro dessa história é um manuscrito de 1782, que se encontra na Torre do Tombo, em Lisboa. A versão deste livro é de autoria de Braguinha (João de Barro) com ilustrações de Avelino Guedes. 
Nas aulas de música podemos contar a história, explorar as vozes dos animais, trabalhar rimas e versos e cantar com nossos alunos:
"Quem quer casar com a Dona Baratinha,
que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?"

ou

"Abana o fogo, macacada, abana o fogo!
Abana bem, bota a panela no fogão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!