Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



domingo, 20 de junho de 2021

BERENICE DE ALMEIDA - MÚSICA PARA CRIANÇAS

Hoje quero falar de um livro muito especial, que vem sendo fonte de pesquisa e inspiração para minhas aulas de música este ano: "Música para Crianças - Possibilidades para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental" de Berenice de Almeida.

Este livro faz parte da coleção "Como eu ensino" da editora Melhoramentos. 

Segundo a autora, este livro nasceu ainda na década de 90, originalmente escrito em capítulos, que eram enviados por fax para assinantes, com o intuito de sugerir propostas, mostrar um caminho para professores de música ou não, de como fazer música com crianças.


O livro foi escrito especialmente para professores,  oferecendo ferramentas didáticas a partir da experiência da autora, para um ensino de música envolvente e significativo. Muito prático, o livro é dividido em três módulos: ouvir, cantar e tocar. 

O primeiro módulo tem como objetivo estimular a percepção auditiva: ouvir os sons que nos cercam, perceber seus parâmetros, descobrir as fontes sonoras, identificar, comparar os sons e ampliar o repertório sonoro da criança.

O segundo módulo é sobre o canto. Traz um repertório de canções infantis, da música popular brasileira, assim como valoriza a diversidade com canções africanas e indígenas. A autora lembra que é preciso cantar muito, desde a Educação Infantil, resgatando o hábito de cantar nas crianças. Além disso, recorda que utilizar a voz, nosso primeiro instrumento musical, é uma forma de expressão e um meio eficaz de desenvolvimento da musicalidade e do espírito de coletividade. 

Por fim, o módulo 3 traz atividades de tocar, de fazer música tocando instrumentos musicais convencionais ou não, explorando objetos sonoros e também o próprio corpo. 

Berenice destaca que o conteúdo do livro não é uma receita pronta a ser seguida. Segundo ela o professor tem que sempre estudar muito. A experiência e a vivência do professor é muito importante, pois traz mobilidade, capacidade de improvisar, de criar e de ouvir as crianças. 

As atividades propostas no livro são muito boas, mas é preciso que todo professor busque um planejamento não engessado, que olhe para o aluno, para a turma, que possa ser flexível e adaptável ao grupo, ao momento e às expectativas do aprendiz. Berenice destaca a necessidade de um aprendizado a partir da brincadeira, onde os elementos da música serão vivenciados com o corpo, integrando o ouvir, o cantar e o tocar.

Ao planejar sua aula, o professor deve pensar em elementos disparadores: uma história, uma canção, um instrumento, um ritmo, uma brincadeira. 

Um exemplo disso é a canção Bolinha de Sabão do grupo Palavra Cantada. Segundo Berenice, a partir dessa canção é possível organizar uma sequência de atividades como: cantar a música; explorar sons que podemos fazer com a boca; ouvir a música "Que Som?" do grupo Barbatuques; criar sons com o corpo; brincar de fazer bolinhas de sabão; contemplar as bolinhas e desenhá-las; trabalhar com a duração - o tempo que existe até que a bolinha estoure; improvisar com sons suaves; buscar instrumentos ou objetos para produzir estes sons.

Em uma entrevista, Berenice fala  do trabalho que desenvolveu durante 26 anos na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, onde dava aulas de iniciação musical e iniciação ao piano para crianças, num contexto bastante integrado com outras áreas artísticas, e como esta experiência foi importante para seu jeito de pensar e planejar atividades musicais para crianças.

Esta maneira de planejar as atividades é muito enriquecedora e remete a proposta HADOBI do educador Estêvão Marques, que usa os elementos - história, artes plásticas, dança, objeto, brincadeira e instrumento musical - que possibilitam a multiplicação do repertório do professor.




Pesquisando um pouco mais sobre Berenice de Almeida pude descobrir que já conhecia outros livros dela, todos muito importantes para os educadores musicais e professores que gostam de usar a música em sala de aula: "O Livro de Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada" em parceria com Gabriel Levy; "Outras Terras, Outros Sons", "A Floresta Canta: uma expedição sonora por terras indígenas no Brasil" e "A Grande Pedra" em parceria com Magda Pucci, entre outros.

Berenice de Almeida é educadora musical e pianista, mestre em Processos de Criação Musical pela Universidade de São Paulo. Participou da elaboração do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil na área de Música (MEC. 2000). Atua como supervisora pedagógica do Projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada, ministras palestras, oficinas e cursos de cultura indígena e de formação musical para professores em diversas instituições.

Quem quiser conhecer a obra "Cantos da Floresta - Iniciação ao Universo Musical Indígenas" de Berenice de Almeida e Magda Pucci é só acessar o site: Cantos da Floresta - Iniciação ao Universo Musical Indígena. Lá é possível acessar atividades de contextualização, jogos, brincadeiras, músicas e dinâmicas envolvendo as músicas dos povos indígenas brasileiros.

Aproveitem! 


2 comentários:

  1. Incrível seu trabalho!! Amo o blog e adoro as indicações.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Fico feliz em poder contribuir com o pouco que sei. Abraços!

    ResponderExcluir

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!