Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



terça-feira, 2 de julho de 2013

DUAS FESTAS DE CIRANDA



Fiquei conhecendo Fábio Sombra através do livro "A Peleja do Violeiro Chico Bento com o Rabequeiro Zé Lelé" (confiram a postagem neste blog). Gostei muito do seu trabalho, visitei seu blog e me interessei pelo livro "Duas Festas de Ciranda".
O livro é muito bom! Apresentei-o às crianças da Escolinha do Faz-de-Conta e todos gostaram também!
As duas cirandas "Caranguejo no Salão" e "A Ciranda do Sapo-Boi" foram dançadas pelos grupos I e II na festa junina da escolinha.
Inspiradas nas cirandas caiçaras da região de Paraty, no Rio de Janeiro, estas cirandas trazem  letras fáceis, que falam de bichos, de dança e música. O ritmo é alegre, estimula o movimento. A viola anima a festa, contagiando a todos. 
Foram compostas por Fábio Sombra e Sérgio Penna, ambos violeiros, pesquisadores e divulgadores da cultura popular.
Sérgio Penna é mineiro de Santa Rita do Jacutinga. É violeiro, cantador, compositor e criador do grupo Violeiros Matutos. É professor de viola caipira. Participou da trilha sonora com a viola e rabeca no livro "A Peleja do Violeiro Chico Bento com o Rabequeiro Zé Lelé" .Também é parceiro de Fábio Sombra no livro "Mês de Junho Tem São João" pela editora Zit. Pela Giramundo Editora, uma de suas composições "Brincadeiras no Sertão" virou um livro ilustrado, voltado para o público infantil.
Belíssimo trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!