Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



domingo, 22 de setembro de 2013

MÚSICA PARA CRIANÇAS



O livro "Música para Crianças" é uma versão do título "Children's Book of Music" da editora inglesa Dorling Kindersley, da Publifolha.
O livro, ricamente ilustrado, nos leva a fazer um pequeno passeio pelo mundo da Música, desde a Antiguidade até os dias de hoje.
Nos capítulos cujo título é "Perfil do Músico", podemos conhecer a vida de diferentes compositores e intérpretes famosos. A obra reúne pequenas biografias sobre Bach, passando por Villa-Lobos, Schoenberg, Duke Ellington, Frank Sinatra, Beatles, Led Zeppelin, entre outros.
Os capítulos sobre "Perfil dos Instrumentos" trazem os detalhes, as histórias e os instrumentistas ligados aos instrumentos que vão do Didjeridu (Austrália), da Pipa (China), ao violino, piano, trompete e guitarra. Traz um mapa riquíssimo da orquestra, além de informações sobre a origem dos instrumentos, como se desenvolveram ao longo dos anos e sua extensão.
Nos capítulos "Estilo Musical" podemos conhecer os diferentes gêneros e a evolução dos estilos na história da música. Podemos conhecer os sons da África, o Blues, o Reggae, a Música Pop e a Música Clássica Contemporânea.
Os capítulos intitulados "Apresentação" trazem a música em todo o mundo ao longo dos tempos. O mundo dos sopros, cordas, percussão, os grandes oratórios, os balés, as valsas, as danças características de determinados países como o tango, a salsa e o samba. Podemos conhecer também os grandes maestros, as gravações sonoras e as mais famosas trilhas sonoras. 
O livro vem acompanhado por um CD com 35 faixas. Enquanto você lê sobre determinado assunto é possível ouvir o som do instrumento citado, ou a obra de um autor. As gravações trazem exemplos de percussão vocal, riffs de guitarra, trechos do balé "O Lago do Cisnes", música indiana, canção cerimonial das mulheres massais do Quênia, entre outros.
Considero-o uma importante ferramenta de trabalho, interessante e variado, que com certeza vai despertar a curiosidade das crianças e de todos que tocam, cantam, dançam e gostam de música. 



quinta-feira, 19 de setembro de 2013

MY STRANGE GRANDFATHER



Muito bonito, sensível, criativo...
Apreciem!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSICAL


No site da Associação Artístico-Cultural, a Atravez, é possível encontrar publicações sobre Análise Musical e Educação Musical.
A Atravez é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1985 na cidade de São Paulo. Tem como objetivo favorecer o desenvolvimento do ser humano e sua integração no coletivo por meio de um trabalho sócio-educativo baseado na arte e na cultura.


As publicações são divididas em dois cadernos de estudo: análise musical e educação musical. Lá podemos encontrar artigos de Carlos Kater, Koellreutter, Arthur Nestrovski, Teca Alencar de Brito, Bernadete Zagonel, Victor Flusser, Keith Swamwick, entre outros. 

O texto "Cenas Musicais I: A Música do ´Sombra´" de Teca Alencar de Brito parte do relato de uma experiência musical com um grupo de crianças de 4-5 anos de idade para nos dar uma visão de como a autora analisa a relação da criança com a música de uma forma muito bem fundamentada.
Através de uma atividade de criação musical, as crianças compõe uma pequena melodia para o personagem "Sombra", personagem imaginário que acompanhava uma das alunas do grupo. A partir daí, a autora faz uma análise sobre as cantigas infantis, ressaltando que, uma boa parte delas, traz algumas características comuns com a produção das crianças realizada em sua aula: as cantigas utilizam graus conjuntos ou pequenos saltos, têm pouca variação de tons, são, muitas vezes, limitadas a uma única linha melódica e possuem esquemas rítmicos repetitivos.
Para Teca a música é uma forma de expressão e comunicação, tornando-se também, para as crianças, um meio para que elas conheçam o mundo e através do jogo e da fantasia o transformem.
Teca ressalta também que a música das crianças aproxima-se de algumas das principais vertentes da estética musical contemporânea. No seu texto ela cita que, na composição das crianças os parâmetros do som são tratados qualitativamente, com imprecisão, não existe melodia fixa. Existem tessituras, pontos, movimentos. Não existem compassos, existem durações. A intensidade e a densidade caminham juntas, em blocos. Estas observações foram feitas quando a autora pediu que as crianças criassem uma improvisação musical utilizando instrumentos para a melodia "Sombra". Segundo Teca:

           “Com as crianças, basta conhecê-las e respeitá-las: respeitar sua percepção, sua cultura e as características próprias a cada fase de seu desenvolvimento, sua realidade, seu contexto social.”

 As propostas têm como objetivo final tornar a música parte da vida das crianças pequenas, abrindo canais para o desenvolvimento da percepção auditiva, da criação e expressão.

O texto citado está disponível no endereço:



terça-feira, 3 de setembro de 2013

REVISTA DE LEEME

Gostaria de divulgar neste espaço algumas iniciativas disponíveis na internet para quem gosta de ler e estudar sobre Educação Musical através do computador. Existem diferentes revistas que disponibilizam suas publicações, inclusive para download, trazendo textos e artigos de muitos educadores musicais. É um material muito rico que merece ser explorado.

Durante os anos de faculdade tive a oportunidade de conhecer vários endereços e gostaria de compartilhar, neste artigo, um deles.

É a Revista de LEEME. Editada na Universidade de Valencia, Espanha, a revista eletrônica de LEEME (Lista Europea Electrónica da Música en la Educación) tem como objetivo ser um veículo de difusão de conhecimento sobre a Educação Musical. Com periodicidade semestral a revista foi fundada em 1998.



Um dos artigos que li "Recursos didácticos para la enseñanza musical de 0 a 6 años" tem como autoras Miriam Ballesteros Egea e María García Sánchez.
Publicado na Revista Electrônica de LEEME, nº 26 de dezembro de 2010, neste artigo as autoras destacam a importância e os benefícios da música no desenvolvimento geral das crianças, concluindo que "ademais, se consiguen despertar todos los sentidos asi como las capacidades de atención y concentración". Elas destacam que existem dois pilares fundamentais para o ensino de música: a percepção e a expressão. Atividades de percepção buscam a educação do ouvido, da audição, e de expressão buscam a prática do canto, da dança, do movimento corporal e dos instrumentos musicais.
Pude observar, a partir da leitura do texto citado acima, que a autora Walkyria Passos Claro, educadora paulista, minha primeira professora de musicalização infantil, parte dos mesmos pilares para estruturar sua proposta de ensino de música para crianças. Walkyria preocupa-se com o desenvolvimento do "OUVIDO" e para isto propõe uma série de exercícios, jogos e brincadeiras voltados para a educação dos sentidos rítmico/melódico, melódico/harmônico e da capacidade de distinguir formas. As três autoras buscam fundamentar sua prática nas propostas dos educadores musicais Willems, Kodaly, Orff e Dalcroze: partir da observação, exploração, descobrimento e discriminação dos elementos sonoros que cercam as crianças; buscar um repertório de canções adequado à faixa etária; utilizar o corpo para evocar as diferentes situações sonoras, partir do movimento corporal para perceber os parâmetros do som; utilizar a voz como instrumento musical.
Outro ponto em comum entre as autoras do texto e a educadora Walkyria é a forma como pensam e organizam as aulas de música para bebês (crianças dos 9 meses aos dois anos de idade). Todas afirmam que as aulas devem ser muito bem organizadas, com atividades que despertem o interesse, cuidando para que as atividades sejam breves, capazes de captar a atenção das crianças. A presença de uma pessoa próxima da criança é fundamental, assim, nas aulas, o bebê deve vir acompanhado pelo pai, mãe ou cuidador. A escolha das canções, a rotina da aula, toda proposta de ensino é bastante parecida e segue os mesmos procedimentos.
Segundo o texto os professores são modelos essenciais para as crianças, pois, no processo de aprendizagem, elas repetem e imitam seus mestres. Assim como as crianças primeiramente falam para depois aprenderem a escrever, assim também, na música, se devem criar oportunidades para que a criança experimente a música, de forma prática, através dos jogos e brincadeiras para, mais tarde, aprender de forma teórica.

O endereço é:
http://musica.rediris.es/leeme/index.html

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!