Gostaria de divulgar neste espaço
algumas iniciativas disponíveis na internet para quem gosta de ler e estudar
sobre Educação Musical através do computador. Existem diferentes revistas que
disponibilizam suas publicações, inclusive para download, trazendo textos e
artigos de muitos educadores musicais. É um material muito rico que merece ser
explorado.
Durante os anos de faculdade tive a
oportunidade de conhecer vários endereços e gostaria de compartilhar, neste
artigo, um deles.
É a Revista de LEEME. Editada na
Universidade de Valencia, Espanha, a revista eletrônica de LEEME
(Lista Europea Electrónica da Música en la Educación) tem como objetivo ser um
veículo de difusão de conhecimento sobre a Educação Musical. Com periodicidade
semestral a revista foi fundada em 1998.
Um dos artigos que li "Recursos
didácticos para la enseñanza musical de 0 a 6 años" tem como autoras
Miriam Ballesteros Egea e María García Sánchez.
Publicado na Revista Electrônica de
LEEME, nº 26 de dezembro de 2010, neste artigo as autoras destacam a
importância e os benefícios da música no desenvolvimento geral das crianças,
concluindo que "ademais, se consiguen despertar todos los sentidos asi
como las capacidades de atención y concentración". Elas destacam que
existem dois pilares fundamentais para o ensino de música: a percepção e a
expressão. Atividades de percepção buscam a educação do ouvido, da audição, e
de expressão buscam a prática do canto, da dança, do movimento corporal e dos
instrumentos musicais.
Pude observar, a partir da leitura do
texto citado acima, que a autora Walkyria Passos Claro, educadora paulista,
minha primeira professora de musicalização infantil, parte dos mesmos pilares
para estruturar sua proposta de ensino de música para crianças. Walkyria
preocupa-se com o desenvolvimento do "OUVIDO" e para isto propõe uma
série de exercícios, jogos e brincadeiras voltados para a educação dos sentidos
rítmico/melódico, melódico/harmônico e da capacidade de distinguir formas. As
três autoras buscam fundamentar sua prática nas propostas dos educadores
musicais Willems, Kodaly, Orff e Dalcroze: partir da observação, exploração,
descobrimento e discriminação dos elementos sonoros que cercam as crianças;
buscar um repertório de canções adequado à faixa etária; utilizar o corpo para
evocar as diferentes situações sonoras, partir do movimento corporal para
perceber os parâmetros do som; utilizar a voz como instrumento musical.
Outro ponto em comum entre as autoras
do texto e a educadora Walkyria é a forma como pensam e organizam as aulas de
música para bebês (crianças dos 9 meses aos dois anos de idade). Todas afirmam
que as aulas devem ser muito bem organizadas, com atividades que despertem o
interesse, cuidando para que as atividades sejam breves, capazes de captar a
atenção das crianças. A presença de uma pessoa próxima da criança é
fundamental, assim, nas aulas, o bebê deve vir acompanhado pelo pai, mãe ou
cuidador. A escolha das canções, a rotina da aula, toda proposta de ensino é
bastante parecida e segue os mesmos procedimentos.
Segundo o texto os professores são
modelos essenciais para as crianças, pois, no processo de aprendizagem, elas
repetem e imitam seus mestres. Assim como as crianças primeiramente falam para
depois aprenderem a escrever, assim também, na música, se devem criar
oportunidades para que a criança experimente a música, de forma prática, através dos
jogos e brincadeiras para, mais tarde, aprender de forma teórica.
O endereço é:
http://musica.rediris.es/leeme/index.html
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