Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



terça-feira, 3 de setembro de 2013

REVISTA DE LEEME

Gostaria de divulgar neste espaço algumas iniciativas disponíveis na internet para quem gosta de ler e estudar sobre Educação Musical através do computador. Existem diferentes revistas que disponibilizam suas publicações, inclusive para download, trazendo textos e artigos de muitos educadores musicais. É um material muito rico que merece ser explorado.

Durante os anos de faculdade tive a oportunidade de conhecer vários endereços e gostaria de compartilhar, neste artigo, um deles.

É a Revista de LEEME. Editada na Universidade de Valencia, Espanha, a revista eletrônica de LEEME (Lista Europea Electrónica da Música en la Educación) tem como objetivo ser um veículo de difusão de conhecimento sobre a Educação Musical. Com periodicidade semestral a revista foi fundada em 1998.



Um dos artigos que li "Recursos didácticos para la enseñanza musical de 0 a 6 años" tem como autoras Miriam Ballesteros Egea e María García Sánchez.
Publicado na Revista Electrônica de LEEME, nº 26 de dezembro de 2010, neste artigo as autoras destacam a importância e os benefícios da música no desenvolvimento geral das crianças, concluindo que "ademais, se consiguen despertar todos los sentidos asi como las capacidades de atención y concentración". Elas destacam que existem dois pilares fundamentais para o ensino de música: a percepção e a expressão. Atividades de percepção buscam a educação do ouvido, da audição, e de expressão buscam a prática do canto, da dança, do movimento corporal e dos instrumentos musicais.
Pude observar, a partir da leitura do texto citado acima, que a autora Walkyria Passos Claro, educadora paulista, minha primeira professora de musicalização infantil, parte dos mesmos pilares para estruturar sua proposta de ensino de música para crianças. Walkyria preocupa-se com o desenvolvimento do "OUVIDO" e para isto propõe uma série de exercícios, jogos e brincadeiras voltados para a educação dos sentidos rítmico/melódico, melódico/harmônico e da capacidade de distinguir formas. As três autoras buscam fundamentar sua prática nas propostas dos educadores musicais Willems, Kodaly, Orff e Dalcroze: partir da observação, exploração, descobrimento e discriminação dos elementos sonoros que cercam as crianças; buscar um repertório de canções adequado à faixa etária; utilizar o corpo para evocar as diferentes situações sonoras, partir do movimento corporal para perceber os parâmetros do som; utilizar a voz como instrumento musical.
Outro ponto em comum entre as autoras do texto e a educadora Walkyria é a forma como pensam e organizam as aulas de música para bebês (crianças dos 9 meses aos dois anos de idade). Todas afirmam que as aulas devem ser muito bem organizadas, com atividades que despertem o interesse, cuidando para que as atividades sejam breves, capazes de captar a atenção das crianças. A presença de uma pessoa próxima da criança é fundamental, assim, nas aulas, o bebê deve vir acompanhado pelo pai, mãe ou cuidador. A escolha das canções, a rotina da aula, toda proposta de ensino é bastante parecida e segue os mesmos procedimentos.
Segundo o texto os professores são modelos essenciais para as crianças, pois, no processo de aprendizagem, elas repetem e imitam seus mestres. Assim como as crianças primeiramente falam para depois aprenderem a escrever, assim também, na música, se devem criar oportunidades para que a criança experimente a música, de forma prática, através dos jogos e brincadeiras para, mais tarde, aprender de forma teórica.

O endereço é:
http://musica.rediris.es/leeme/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!