Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



terça-feira, 10 de setembro de 2013

PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSICAL


No site da Associação Artístico-Cultural, a Atravez, é possível encontrar publicações sobre Análise Musical e Educação Musical.
A Atravez é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1985 na cidade de São Paulo. Tem como objetivo favorecer o desenvolvimento do ser humano e sua integração no coletivo por meio de um trabalho sócio-educativo baseado na arte e na cultura.


As publicações são divididas em dois cadernos de estudo: análise musical e educação musical. Lá podemos encontrar artigos de Carlos Kater, Koellreutter, Arthur Nestrovski, Teca Alencar de Brito, Bernadete Zagonel, Victor Flusser, Keith Swamwick, entre outros. 

O texto "Cenas Musicais I: A Música do ´Sombra´" de Teca Alencar de Brito parte do relato de uma experiência musical com um grupo de crianças de 4-5 anos de idade para nos dar uma visão de como a autora analisa a relação da criança com a música de uma forma muito bem fundamentada.
Através de uma atividade de criação musical, as crianças compõe uma pequena melodia para o personagem "Sombra", personagem imaginário que acompanhava uma das alunas do grupo. A partir daí, a autora faz uma análise sobre as cantigas infantis, ressaltando que, uma boa parte delas, traz algumas características comuns com a produção das crianças realizada em sua aula: as cantigas utilizam graus conjuntos ou pequenos saltos, têm pouca variação de tons, são, muitas vezes, limitadas a uma única linha melódica e possuem esquemas rítmicos repetitivos.
Para Teca a música é uma forma de expressão e comunicação, tornando-se também, para as crianças, um meio para que elas conheçam o mundo e através do jogo e da fantasia o transformem.
Teca ressalta também que a música das crianças aproxima-se de algumas das principais vertentes da estética musical contemporânea. No seu texto ela cita que, na composição das crianças os parâmetros do som são tratados qualitativamente, com imprecisão, não existe melodia fixa. Existem tessituras, pontos, movimentos. Não existem compassos, existem durações. A intensidade e a densidade caminham juntas, em blocos. Estas observações foram feitas quando a autora pediu que as crianças criassem uma improvisação musical utilizando instrumentos para a melodia "Sombra". Segundo Teca:

           “Com as crianças, basta conhecê-las e respeitá-las: respeitar sua percepção, sua cultura e as características próprias a cada fase de seu desenvolvimento, sua realidade, seu contexto social.”

 As propostas têm como objetivo final tornar a música parte da vida das crianças pequenas, abrindo canais para o desenvolvimento da percepção auditiva, da criação e expressão.

O texto citado está disponível no endereço:



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Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!