No site da Associação
Artístico-Cultural, a Atravez, é possível encontrar publicações sobre Análise
Musical e Educação Musical.
A Atravez é uma entidade
sem fins lucrativos, criada em 1985 na cidade de São Paulo. Tem como objetivo
favorecer o desenvolvimento do ser humano e sua integração no coletivo por meio
de um trabalho sócio-educativo baseado na arte e na cultura.
As publicações são
divididas em dois cadernos de estudo: análise musical e educação musical. Lá
podemos encontrar artigos de Carlos Kater, Koellreutter, Arthur Nestrovski,
Teca Alencar de Brito, Bernadete Zagonel, Victor Flusser, Keith Swamwick, entre
outros.
O texto "Cenas
Musicais I: A Música do ´Sombra´" de Teca Alencar de Brito parte do relato
de uma experiência musical com um grupo de crianças de 4-5 anos de idade para
nos dar uma visão de como a autora analisa a relação da criança com a música de
uma forma muito bem fundamentada.
Através de uma atividade
de criação musical, as crianças compõe uma pequena melodia para o personagem
"Sombra", personagem imaginário que acompanhava uma das alunas do
grupo. A partir daí, a autora faz uma análise sobre as cantigas infantis,
ressaltando que, uma boa parte delas, traz algumas características comuns com a
produção das crianças realizada em sua aula: as cantigas utilizam graus
conjuntos ou pequenos saltos, têm pouca variação de tons, são, muitas vezes,
limitadas a uma única linha melódica e possuem esquemas rítmicos repetitivos.
Para Teca a música é uma
forma de expressão e comunicação, tornando-se também, para as crianças, um meio
para que elas conheçam o mundo e através do jogo e da fantasia o transformem.
Teca ressalta também que a
música das crianças aproxima-se de algumas das principais vertentes da estética
musical contemporânea. No seu texto ela cita que, na composição das crianças os
parâmetros do som são tratados qualitativamente, com imprecisão, não existe
melodia fixa. Existem tessituras, pontos, movimentos. Não existem compassos,
existem durações. A intensidade e a densidade caminham juntas, em blocos. Estas
observações foram feitas quando a autora pediu que as crianças criassem uma
improvisação musical utilizando instrumentos para a melodia "Sombra".
Segundo Teca:
“Com as crianças,
basta conhecê-las e respeitá-las: respeitar sua percepção, sua cultura e as
características próprias a cada fase de seu desenvolvimento, sua realidade, seu
contexto social.”
As propostas têm como objetivo final tornar a
música parte da vida das crianças pequenas, abrindo canais para o
desenvolvimento da percepção auditiva, da criação e expressão.
O texto citado está disponível no endereço:
Nenhum comentário:
Postar um comentário