Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



domingo, 22 de setembro de 2013

MÚSICA PARA CRIANÇAS



O livro "Música para Crianças" é uma versão do título "Children's Book of Music" da editora inglesa Dorling Kindersley, da Publifolha.
O livro, ricamente ilustrado, nos leva a fazer um pequeno passeio pelo mundo da Música, desde a Antiguidade até os dias de hoje.
Nos capítulos cujo título é "Perfil do Músico", podemos conhecer a vida de diferentes compositores e intérpretes famosos. A obra reúne pequenas biografias sobre Bach, passando por Villa-Lobos, Schoenberg, Duke Ellington, Frank Sinatra, Beatles, Led Zeppelin, entre outros.
Os capítulos sobre "Perfil dos Instrumentos" trazem os detalhes, as histórias e os instrumentistas ligados aos instrumentos que vão do Didjeridu (Austrália), da Pipa (China), ao violino, piano, trompete e guitarra. Traz um mapa riquíssimo da orquestra, além de informações sobre a origem dos instrumentos, como se desenvolveram ao longo dos anos e sua extensão.
Nos capítulos "Estilo Musical" podemos conhecer os diferentes gêneros e a evolução dos estilos na história da música. Podemos conhecer os sons da África, o Blues, o Reggae, a Música Pop e a Música Clássica Contemporânea.
Os capítulos intitulados "Apresentação" trazem a música em todo o mundo ao longo dos tempos. O mundo dos sopros, cordas, percussão, os grandes oratórios, os balés, as valsas, as danças características de determinados países como o tango, a salsa e o samba. Podemos conhecer também os grandes maestros, as gravações sonoras e as mais famosas trilhas sonoras. 
O livro vem acompanhado por um CD com 35 faixas. Enquanto você lê sobre determinado assunto é possível ouvir o som do instrumento citado, ou a obra de um autor. As gravações trazem exemplos de percussão vocal, riffs de guitarra, trechos do balé "O Lago do Cisnes", música indiana, canção cerimonial das mulheres massais do Quênia, entre outros.
Considero-o uma importante ferramenta de trabalho, interessante e variado, que com certeza vai despertar a curiosidade das crianças e de todos que tocam, cantam, dançam e gostam de música. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!