Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

JOSETTE FERES

                Conheci Josette Feres em 1994, quando estive em Jundiaí, em sua escola, participando de um curso de iniciação musical para professores. Admiro seu trabalho. Seus livros, apostilas e anotações do curso que realizei são fonte constante de pesquisa, me ajudando no trabalho de música junto às crianças da Educação Infantil.
      Josette é educadora musical, formada pelo Conservatório Nacional de Canto Orfeônico do Rio de Janeiro. Foi aluna de Villa-Lobos, formou-se em piano pelo Conservatório Musical Carlos Gomes de Campinas e estudou com grandes educadores como Koellreutter, Ernst Mahle e Violeta Gainza.
               Dedica-se a Educação Musical desde 1954. Professora da rede oficial de ensino do estado de São Paulo, aposentou-se em 1983. Em 1971 fundou a Escola de Música de Jundiaí, onde leciona até os dias de hoje. É membro da International Society of Music Education.
             É autora dos livros - "Bebê - Música e Movimento" e da série "Iniciação Musical - Brincando, Criando e Aprendendo".


            Para Josette a musicalização tem como objetivo tornar as pessoas sensíveis para perceberem os fenômenos musicais e capazes de se expressar por meio da música. 
 A autora considera que a melhor época para a musicalização é a fase pré-escolar. Segundo ela, o gosto e o prazer de cantar, de fazer música devem ser cultivados desde cedo, pois na adolescência, os meninos e meninas têm um senso crítico elevado e ouvido preparado para música de consumo, o que torna muito difícil o trabalho do educador.
O curso de musicalização infantil tem como objetivo preparar a criança para o estudo de um instrumento musical. Assim, a criança é estimulada a expressar-se através da música, cantando, tocando, movimentando-se e criando. Trabalha-se também a coordenação viso-motora, noções de lateralidade e psicomotricidade. Outro aspecto importante, segundo Josette, é a formação do ouvinte consciente e sensível aos fenômenos musicais.
 "Necessária não só as pessoas que pretendem seguir uma carreira musical, mas, à própria vivência do ser humano, a musicalização deve ser dirigida, não aos privilegiados das escolas de música, mas a todas as crianças." (Josette, em seu livro "Iniciação Musical")
Visite a página de Escola de Música de Jundiaí em:  http://www.emj.art.br/EMJ/EMJ.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!