Nas aulas de música com as crianças do Grupo III, da Escolinha do Faz-de-Conta, nós sempre cantamos. Cantamos músicas folclóricas, músicas infantis, músicas que eles sugerem ou que estão relacionadas com algum projeto que estamos desenvolvendo.
No mês de agosto, mês do folclore, aprendemos a música " O Meu Chapéu":
" O meu chapéu tem três pontas
Tem três pontas o meu chapéu
Se não tivesse três pontas
Não seria o meu chapéu"
.
Fizemos uma roda e a brincadeira era: quem quisesse ia ao centro e improvisava uma letra diferente para a música. Alguns tinham um cachorrinho preto, outros uma roupa do Homem Aranha, outros, ainda, uma tiara cor de rosa. Por exemplo:
O meu cachorro é preto
Pretinho é meu cachorro
Se não fosse pretinho
Não seria o meu cachorro
Todos ficaram empolgados e participaram. até que um dos meninos cantou: "O meu vulcão explode...". Começou a discussão! Vulcão explode ou entra em erupção?
Lembrei-me de uma animação do vídeo "Fantasia 2000" do Walt Disney, baseada no balé "O Pássaro de Fogo" de Igor Stravinsky e levei-o para assistirmos juntos. Todos ficaram encantados!
O próximo passo foi criar uma música intitulada "O Vulcão". O Felipe começou a cantar e os outros foram ajudando, aumentando, e eu fui anotando as ideias, tocando no teclado as frases, até que a melodia adquiriu a forma que contentou a todos.
A partir da música composta pelos alunos, criamos atividades de expressão corporal e sonorização com instrumentos de percussão. Gravamos a música e fizemos um CD para que todos pudessem ouvi-la. Segue a partitura:
Vale a pena ler o artigo da educadora Teca Alencar de Brito sobre o trabalho de criação musical com crianças. Confira!
http://www.atravez.org.br/ceem_1/sombra.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário