Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



terça-feira, 8 de janeiro de 2013

QUANDO OS AUTORES SÃO AS PRÓPRIAS CRIANÇAS

        
         Nas aulas de música com as crianças do Grupo III, da Escolinha do Faz-de-Conta, nós sempre cantamos. Cantamos músicas folclóricas, músicas infantis, músicas que eles sugerem ou que estão relacionadas com algum projeto que estamos desenvolvendo. 
          No mês de agosto, mês do folclore, aprendemos a música " O Meu Chapéu":
 "  O meu chapéu tem três pontas
Tem três pontas o meu chapéu
Se não tivesse três pontas
Não seria o meu chapéu"
.
            Fizemos uma roda e a brincadeira era: quem quisesse ia ao centro  e improvisava uma letra diferente para a música. Alguns tinham um cachorrinho preto, outros uma roupa do Homem Aranha, outros, ainda, uma tiara cor de rosa. Por exemplo:

O meu cachorro é preto
Pretinho é meu cachorro
Se não fosse pretinho
Não seria o meu cachorro

                 Todos ficaram empolgados e participaram. até que um dos meninos cantou: "O meu vulcão explode...". Começou a discussão! Vulcão explode ou entra em erupção? 
                      Lembrei-me de uma animação do vídeo "Fantasia 2000" do Walt Disney, baseada no balé "O Pássaro de Fogo" de Igor Stravinsky e levei-o para assistirmos juntos. Todos ficaram encantados!
          O próximo passo foi criar uma música intitulada "O Vulcão". O Felipe começou a cantar e os outros foram ajudando, aumentando, e eu fui anotando as ideias, tocando no teclado as frases, até que a melodia adquiriu a forma que contentou a todos. 
          A partir da música composta pelos alunos, criamos atividades de expressão corporal e sonorização com instrumentos de percussão. Gravamos a música e fizemos um CD para que todos pudessem ouvi-la.  Segue a partitura:


                     Vale a pena ler o artigo da educadora Teca Alencar de Brito sobre o trabalho de criação musical com crianças. Confira!
http://www.atravez.org.br/ceem_1/sombra.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!