Objetivo Principal

O objetivo deste blog é construir e compartilhar experiências em Educação Musical para crianças. A ideia principal é estabelecer um repertório de músicas escritas especialmente para crianças, seus autores e os meios materiais de sua origem.



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

TECA ALENCAR DE BRITO

Teca Alencar de Brito é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Estudou Educação Artística e piano, dedicando-se à educação musical desde 1974. Dirige as atividades da TECA - Oficina de Música em São Paulo, escola voltada à formação musical de crianças, adolescentes e adultos. 
Produziu vários CDs que documentam seu trabalho como "Canto do povo daqui" e "Cantos de vários cantos", publicou livros como: "Koellreutter educador - o humano como objetivo da educação musical" e "Música na educação infantil - propostas para a formação integral da criança". Foi relatora do Documento de Música integrante do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, publicado pelo MEC, em 1998. 

Considero Teca uma das mais influentes educadoras musicais brasileiras dos dias de hoje. A autora busca, em primeiro lugar, compreender e respeitar a produção musical infantil, priorizando a exploração, os gestos, a criação e a improvisação. Segundo ela "um projeto de educação musical deve considerar a música como sistema dinâmico de interações e relações entre sons e silêncios no espaço-tempo, entendendo que o processo de musicalização caracteriza-se pela construção de vínculos com essa linguagem". Nas referências bibliográficas de suas publicações encontramos a citação de autores como Esther Beyer, John Cage, François Delalande, Hans-Joachim Koellreutter, Murray Schafer e Keith Swanwick.
 
 Atuando como educadora durante muitos anos, Teca considera-se uma pesquisadora. Através de seus livros e artigos podemos perceber que a autora busca, constantemente, analisar e refletir sobre o modo como as crianças aprendem e fazem música, e qual é o significado que este fazer musical tem em suas vidas.
Teca destaca que somos seres musicais, que a música é importante para nossa vida e por isso deve fazer parte do currículo das escolas. Nada mais simples!

"O fazer musical é um modo de resistência, de reinvenção (questões caras ao humano, mas ainda pouco valorizadas no espaço escolar) que, ao mesmo tempo, fortalece o estar juntos, o pertencimento a um grupo, a uma cultura. O viver (e conviver) na escola - espaço de trocas, de vivências e construção de saberes, de ampliação da consciência - deve, obviamente, abarcar todas as dimensões que nos constituem, incluindo a dimensão estética." 
(TECA, Ferramentas com Brinquedos - A Caixa de Música)

Através de brincadeiras, do jogo e da exploração de materiais sonoros, as crianças têm a oportunidade de aprender aspectos musicais ligados às propriedades do som, ao ritmo e a forma musical. Cada criança relaciona-se com o sonoro de sua maneira. Através da experimentação, a criança percebe, observa os diferentes materiais sonoros, quais são as possibilidades de produção de som resultantes desta exploração. Pesquisa os gestos, os movimentos, imita modelos e se encaminha para o aprendizado.

 Ao professor cabe conhecer seus alunos, entendendo como eles se relacionam com o som, o que pensam sobre música, evitando a padronização. Segundo Teca (em seu texto - Por uma educação musical do pensamento: educação musical menor):

"Propondo a adoção de um projeto curricular circular, móvel e flexível, H-J Koellreutter sugeria que os conceitos fossem trabalhados em contexto, atendendo às questões, dúvidas ou curiosidades dos alunos e alunas, durante a realização de atividades como jogos de improvisação, por exemplo. Desse modo, ele acreditava que seria possível criar planos de uma efetiva integração entre teoria e prática, entre fazer e refletir."

A educação musical deve priorizar a criação, a experimentação, a escuta criativa, crítica e transformadora, a diversidade da música de outros lugares e povos, as paisagens sonoras, o canto, a dança, o improviso e a produção de material sonoro.


Em seu livro "Música na Educação Infantil", Teca ressalta que o fazer musical ocorre "por meio de dois eixos - a criação e a reprodução - que garantem três possibilidades de ação: a interpretação, a improvisação e a composição".

 Segundo Teca (em seu texto - Cenas Musicais I - A Música do Sombra):

"Com as crianças, importa garantir a possibilidade de exercitarem sua relação com o mundo. Através dos sons podem expressar seu modo de perceber, sentir, pensar... Podem vivenciar questões significativas, importantes em sua vida, ... , já que a música é linguagem que torna sonora nossa própria Forma - quem somos, como percebemos, como sentimos.
Fazendo música somos mágicos, intuitivos, emocionais.
Somos racionais e intelectuais. Presentificamo-nos por inteiro, numa vivência simbólica profunda e integradora.
Com crianças, basta conhecê-las e respeitá-las: respeitar sua percepção, sua cultura e as características próprias de cada fase de seu desenvolvimento, sua realidade, seu contexto social." 


Todos os textos citados acima são facilmente encontrados nas edições da revista da ABEM e através do site: http://www.atravez.org.br







13 comentários:

  1. Conheci o trabalho da Teca durante a graduação, e me apaixonei! Tive a oportunidade de participar de uma oficina dela durante um congresso da ABEM, e ela é sensacional! Este livro foi meu guia durante minha experiência na Educação Infantil, em 2009, e serviu também como fonte para meu TCC. Desde que criei meu blog, ele já fazia parte da minha listinha de recomendações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cassiane,
      Acredito que a Teca é uma das mais importantes educadoras musicais no Brasil, nos dias de hoje. Seu trabalho é fantástico e muito bem fundamentado.
      Obrigada pelo seu comentário. Abraços.

      Excluir
  2. PRECISO URGENTE DA DATA DE NASCIMENTO DELA.
    SABE ME INFORMAR?

    ResponderExcluir
  3. PRECISO URGENTE DA DATA DE NASCIMENTO DELA.
    SABE ME INFORMAR?

    ResponderExcluir
  4. Estou procurando esse livro usado alguém poderia me indicar

    ResponderExcluir
  5. alguém que tem este livro poderia colocar ele em pdf e postar aqui no blog para que eu possa usa-lo em minha monografia se tiver como eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conseguiu, tbm preciso para meu tcc...

      Excluir
  6. Amei os comentários e a leitura sobre TECA, alguém tem o livro.

    ResponderExcluir
  7. Alguém tem esse livro? não estou encontrando.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Suzi. O livro pode ser comprado em algumas livrarias como a Saraiva, por exemplo. O preço varia de R$40,00 a R$50,00. Vale a pena ter seu exemplar!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo Blog, incrível, gostei muito. Também estou na construção do meu blog e descobri aqui os mesmos interesses pela música e educação infantil.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada! Gostaria de ter mais tempo para me dedicar ao blog, gosto muito de escrever e pesquisar sobre educação musical. Boa sorte para você!

    ResponderExcluir

Falando de Rosas

Estava procurando uma cantiga para as crianças dançarem na festa junina da escolinha. Esta música é uma graça e neste arranjo ficou melhor ainda. Apreciem!