Teca Alencar de
Brito é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.
Estudou Educação Artística e piano, dedicando-se à educação
musical desde 1974. Dirige as atividades da TECA - Oficina de Música
em São Paulo, escola voltada à formação musical de crianças,
adolescentes e adultos.
Produziu vários CDs que documentam seu
trabalho como "Canto do povo daqui" e "Cantos de
vários cantos", publicou livros como: "Koellreutter
educador - o humano como objetivo da educação musical" e
"Música na educação infantil - propostas para a formação
integral da criança". Foi relatora do Documento de Música
integrante do Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil, publicado pelo MEC, em 1998.
Considero Teca uma das mais influentes educadoras musicais brasileiras dos dias de hoje. A
autora busca, em primeiro lugar, compreender e respeitar a produção
musical infantil, priorizando a exploração, os gestos, a criação
e a improvisação. Segundo ela "um
projeto de educação musical deve considerar a música como sistema
dinâmico de interações e relações entre sons e silêncios no
espaço-tempo, entendendo que o processo de musicalização
caracteriza-se pela construção de vínculos com essa linguagem".
Nas
referências bibliográficas de suas publicações encontramos a
citação de autores como Esther Beyer, John Cage, François
Delalande, Hans-Joachim Koellreutter, Murray Schafer e Keith
Swanwick.
Atuando como educadora durante muitos anos, Teca considera-se uma
pesquisadora. Através de seus livros e artigos podemos perceber que
a autora busca, constantemente, analisar e refletir sobre o modo como
as crianças aprendem e fazem música, e qual é o significado que
este fazer musical tem em suas vidas.
Teca destaca que somos seres musicais, que a música é importante
para nossa vida e por isso deve fazer parte do currículo das
escolas. Nada mais simples!
"O fazer musical é um modo
de resistência, de reinvenção (questões caras ao humano, mas
ainda pouco valorizadas no espaço escolar) que, ao mesmo tempo,
fortalece o estar juntos, o pertencimento a um grupo, a uma cultura.
O viver (e conviver) na escola - espaço de trocas, de vivências e
construção de saberes, de ampliação da consciência - deve,
obviamente, abarcar todas as dimensões que nos constituem, incluindo
a dimensão estética."
(TECA, Ferramentas com Brinquedos - A Caixa de Música)
Através de brincadeiras, do jogo e da exploração de materiais
sonoros, as crianças têm a oportunidade de aprender aspectos
musicais ligados às propriedades do som, ao ritmo e a forma musical.
Cada criança relaciona-se com o sonoro de sua maneira. Através da
experimentação, a criança percebe, observa os diferentes materiais
sonoros, quais são as possibilidades de produção de som
resultantes desta exploração. Pesquisa os gestos, os movimentos,
imita modelos e se encaminha para o aprendizado.
Ao professor cabe conhecer seus alunos, entendendo como eles se
relacionam com o som, o que pensam sobre música, evitando a
padronização. Segundo Teca (em seu texto - Por uma educação musical do pensamento: educação musical menor):
"Propondo a adoção de um
projeto curricular circular, móvel e flexível, H-J Koellreutter
sugeria que os conceitos fossem trabalhados em contexto, atendendo às
questões, dúvidas ou curiosidades dos alunos e alunas, durante a
realização de atividades como jogos de improvisação, por exemplo.
Desse modo, ele acreditava que seria possível criar planos de uma
efetiva integração entre teoria e prática, entre fazer e
refletir."
A educação musical deve priorizar a criação, a experimentação,
a escuta criativa, crítica e transformadora, a diversidade da música
de outros lugares e povos, as paisagens sonoras, o canto, a dança, o
improviso e a produção de material sonoro.
Em seu livro "Música na Educação Infantil", Teca
ressalta que o fazer musical ocorre "por meio de dois eixos -
a criação e a reprodução - que garantem três possibilidades de
ação: a interpretação, a improvisação e a composição".
Segundo Teca (em seu texto - Cenas Musicais I - A Música do Sombra):
"Com as crianças, importa
garantir a possibilidade de exercitarem sua relação com o mundo.
Através dos sons podem expressar seu modo de perceber, sentir,
pensar... Podem vivenciar questões significativas, importantes em
sua vida, ... , já que a música é linguagem que torna sonora nossa
própria Forma - quem somos, como percebemos, como sentimos.
Fazendo música somos mágicos,
intuitivos, emocionais.
Somos racionais e intelectuais.
Presentificamo-nos por inteiro, numa vivência simbólica profunda e
integradora.
Com crianças, basta conhecê-las
e respeitá-las: respeitar sua percepção, sua cultura e as
características próprias de cada fase de seu desenvolvimento, sua
realidade, seu contexto social."
Todos os textos citados acima são facilmente encontrados nas edições da revista da ABEM e através do site: http://www.atravez.org.br
Conheci o trabalho da Teca durante a graduação, e me apaixonei! Tive a oportunidade de participar de uma oficina dela durante um congresso da ABEM, e ela é sensacional! Este livro foi meu guia durante minha experiência na Educação Infantil, em 2009, e serviu também como fonte para meu TCC. Desde que criei meu blog, ele já fazia parte da minha listinha de recomendações...
ResponderExcluirOlá Cassiane,
ExcluirAcredito que a Teca é uma das mais importantes educadoras musicais no Brasil, nos dias de hoje. Seu trabalho é fantástico e muito bem fundamentado.
Obrigada pelo seu comentário. Abraços.
PRECISO URGENTE DA DATA DE NASCIMENTO DELA.
ResponderExcluirSABE ME INFORMAR?
PRECISO URGENTE DA DATA DE NASCIMENTO DELA.
ResponderExcluirSABE ME INFORMAR?
Estou procurando esse livro usado alguém poderia me indicar
ResponderExcluirtbm quero!!!
Excluiralguém que tem este livro poderia colocar ele em pdf e postar aqui no blog para que eu possa usa-lo em minha monografia se tiver como eu agradeço.
ResponderExcluirVocê conseguiu, tbm preciso para meu tcc...
ExcluirAmei os comentários e a leitura sobre TECA, alguém tem o livro.
ResponderExcluirAlguém tem esse livro? não estou encontrando.
ResponderExcluirOlá, Suzi. O livro pode ser comprado em algumas livrarias como a Saraiva, por exemplo. O preço varia de R$40,00 a R$50,00. Vale a pena ter seu exemplar!
ResponderExcluirParabéns pelo Blog, incrível, gostei muito. Também estou na construção do meu blog e descobri aqui os mesmos interesses pela música e educação infantil.
ResponderExcluirObrigada! Gostaria de ter mais tempo para me dedicar ao blog, gosto muito de escrever e pesquisar sobre educação musical. Boa sorte para você!
ResponderExcluir